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https://hdl.handle.net/1822/29166
Title: | Aprendizagem baseada em problemas : uma intervenção pedagógica supervisionada na área da multimédia com alunos do 12º ano de artes visuais |
Author(s): | Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva |
Advisor(s): | Lencastre, José Alberto |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | A necessidade da escola se adaptar ao mundo atual e de valorizar aquilo que, dentro da escola,
os professores fazem em conjunto, conduziu este estudo. Assentou na criação de uma pequena
“Comunidade de Aprendizagem” constituída por três estagiários a lecionar na Escola Secundária
da Boa Nova (Leça da Palmeira) e duas turmas de 12ºano inscritas na disciplina opcional de
Aplicações Informáticas B. O objetivo comum prendeu-se com criação de um jogo multimédia,
assente na colaboração e cooperação entre todos, como forma de avaliar o potencial da criação
de jogos na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
No âmbito deste projeto coletivo comum desenvolvi o meu estudo individual. Apostei na
estratégia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como forma de desenvolver nos
alunos habilidades específicas do século XXI, esperadas para enfrentar a vida e o atual mercado
de trabalho e capazes de tornar os alunos autorregulados.
Para avaliação da minha intervenção foram utilizados diversos métodos e instrumentos de
recolha de dados, como inquérito aos participantes (questionários e entrevistas), rubricas de
pontuação, análise de evidências da aprendizagem (portefólios e produções dos alunos),
narrativas profissionais (diário de ensino, registos reflexivos), entre outros.
As conclusões apontam para o sucesso da colaboração no alcance de objetivos individuais e
comuns. Coletivamente foi possível criar um jogo multimédia do tipo Role Playing Game e
individualmente pude constatar que a implementação da estratégia ABP proporcionou melhorias
no processo ensino-aprendizagem ao nível do treino das habilidades do século XXI na turma alvo
de intervenção.
No final podemos provar que os alunos se tornaram independentes e autorregulados. The need for the school to adapt itself to today’s world and to value what teachers make as a group lead to this study. It was based in the creation of a small "learning community" made up of three interns lecturing at Escola Secundária da Boa Nova, in Leça da Palmeira, and two 12th year (A-level year) classes enrolled in the optional class of Aplicações Informáticas B. The common goal was to create a multimedia game, bound by the collaboration and cooperation of all parties as a way to evaluate the improvement in learning-teaching processes by the means of game development. I developed an individual study within this common goal. I used Problem Based Learning (PBL) as a way to develop 21th century specific skills, which students should have in life and the current work market, and also turn them into self-regulating individuals. In order to evaluate this intervention, multiple methods and data gathering instruments were used, such as enquiries to students (questionnaires and interviews), learning evidence analysis (portfolios and student works), professional narratives (learning records, reflexive records), among others. The conclusions pointed to a success of the cited collaboration in order to achieve individual and common goals. Collectively, it was possible to create an RPG (Role Playing Game) style multimedia game and individually I was able to ascertain that the implementation of the ABP strategy improved the leaning-teaching process, at a practice level, for the skills required in the 21th century in an intervention class. Furthermore, we were able to prove that students became more independent and self-regulatory. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29166 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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