Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29157

TítuloOs jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia
Autor(es)Marques, Andreia Araújo
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveEducação histórica
Educação geográfica
Jogos didáticos
Historic education
Geographic education
Didactives games
Data2013
Resumo(s)O presente relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica supervisionado tem como finalidade apresentar o contexto teórico e metodológico de dois estudos executados nas seguintes disciplinas: História e Cultura das Artes e Geografia, respetivamente numa turma do 1º ano Técnico de Turismo do Ensino Profissional /Ensino Secundário, e numa turma do 3º Ciclo do Ensino Básico. Ambos foram implementados numa escola urbana da cidade de Braga. Estes estudos tiveram como propósito discutir as potencialidades dos jogos didáticos no quotidiano da sala de aula. Assim, definimos os seguintes objetivos: - Compreender a importância dos jogos didáticos na consolidação dos conteúdos programáticos; - Avaliar o contributo dos jogos didáticos como recurso à aprendizagem de História e Geografia. Ao longo do processo de ensino aprendizagem foram utilizadas fichas de trabalho associadas aos jogos implementados, e um questionário aos alunos para a recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados de modo a encontrar respostas que cumprissem os objetivos definidos.
The present supervised internpedagogics work experience aims to present a theoretical context in the following school subjects of History, arts of culture and Geography, respectively to a Ist year Touristic technical professional/secondary school, and a 3º year of basic study 3º cycle.Both were implanted in an urban City called Braga. These studies had with purpose to discuss the potentialities of the didactic games within the classroom. Therefore, we define the following objectives: Understanding the importance of the didactic games in the consolidation of the programmatic contents. Evaluate the didactic games contribute as a learning recourse of History and Geography. Along the study learning process were used working activities associated with the game implemented, and made a questioner to the students to obtain information. The obtained resources were then analyzed to make sure that the defined objectives were accomplished.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29157
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Araújo Marques.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.zip1,59 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID