Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29157
Título: | Os jogos didáticos na aprendizagem da História e da Geografia |
Autor(es): | Marques, Andreia Araújo |
Orientador(es): | Melo, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Educação histórica Educação geográfica Jogos didáticos Historic education Geographic education Didactives games |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | O presente relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica supervisionado tem como
finalidade apresentar o contexto teórico e metodológico de dois estudos executados nas
seguintes disciplinas: História e Cultura das Artes e Geografia, respetivamente numa turma do 1º
ano Técnico de Turismo do Ensino Profissional /Ensino Secundário, e numa turma do 3º Ciclo
do Ensino Básico. Ambos foram implementados numa escola urbana da cidade de Braga. Estes
estudos tiveram como propósito discutir as potencialidades dos jogos didáticos no quotidiano da
sala de aula. Assim, definimos os seguintes objetivos: - Compreender a importância dos jogos
didáticos na consolidação dos conteúdos programáticos; - Avaliar o contributo dos jogos didáticos
como recurso à aprendizagem de História e Geografia.
Ao longo do processo de ensino aprendizagem foram utilizadas fichas de trabalho
associadas aos jogos implementados, e um questionário aos alunos para a recolha de dados. Os
dados recolhidos foram analisados de modo a encontrar respostas que cumprissem os objetivos
definidos. The present supervised internpedagogics work experience aims to present a theoretical context in the following school subjects of History, arts of culture and Geography, respectively to a Ist year Touristic technical professional/secondary school, and a 3º year of basic study 3º cycle.Both were implanted in an urban City called Braga. These studies had with purpose to discuss the potentialities of the didactic games within the classroom. Therefore, we define the following objectives: Understanding the importance of the didactic games in the consolidation of the programmatic contents. Evaluate the didactic games contribute as a learning recourse of History and Geography. Along the study learning process were used working activities associated with the game implemented, and made a questioner to the students to obtain information. The obtained resources were then analyzed to make sure that the defined objectives were accomplished. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29157 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Araújo Marques.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS.zip | 1,59 MB | Unknown | Ver/Abrir |