Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29107

TitleHorizontes da interatividade na arte digital : o exemplo de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau
Author(s)Mello, Elenice Schmitz
Advisor(s)Almeida, Paulo Oliveira Freire
KeywordsChrista Sommerer e Laurent Mignonneau
História da arte
Arte digital
Interatividade
Análise de artistas digitais
Usabilidade
History of art
Digital art
Interactivity
Analysis of digital artists
Usability
Issue date2013
Abstract(s)Com a tecnologia presente em nosso cotidiano as pessoas estão cada vez mais habituadas ao seu uso. Sendo assim, a tarefa de lidar com computadores, periféricos e softwares precisa cada vez menos ser explicada ou ensinada. Com isso, a participação do público em instalações ou mesmo em obras de arte parece ter-se tornado mais natural e fluída. Foram selecionados os artistas Christa Sommerer e Laurent Mignonneau como foco de estudo deste trabalho. Analisou-se suas obras, técnicas e linha de criação. Além disso, a arte sempre foi um tema que instigou a humanidade, que acompanha sua história. Como não poderia ser diferente, hoje em dia, tem-se uma ramificação da arte: a Arte Digital. Buscou-se compreender os conceitos intrínsecos nesse nicho da arte bem como entender de forma cronológica os caminhos que levaram essa arte a chegar aqui. Abordou-se ainda neste projeto, a questão da experiência do usuário, evidenciando as sensações que o artista deseja transmitir ou mesmo como a obra havia sido idealizada e como tomou um rumo diferente. Explorar-se-á o assunto da relação homem/máquina e sua evolução no decorrer dos anos. Mesmo que não exista uma única forma de criação, esta pesquisa será uma importante ferramenta para artistas iniciantes, que ainda estão a dar seus primeiros passos. E como resultado final desta dissertação, apresentam-se as distinções entre a criação de obras convencionais e de obras digitais. Entendendo melhor o processo como um todo.
With the technology in our everyday life, people are increasingly getting used to it. Thus, the task of dealing with computers, peripherals and software don´t need to be explained or taught. With this, the public paticipation in installations or even in works of art seems to have become more natural and fluid. It was selected the artists Christa Sommerer and Laurent Mignonneau as the focus of the study of this work. It was analyzed their works, techniques and line creation. Moreover, art has always been an issue that instigated humanity, it follows his history. It couldn´t be different today, when exists a branch of art: the Digital Art. It was tried to understand the concepts inherent in this niche of the art as well as understand chronologically the paths that led this art to get here. It is also addressed in this project, the issue of user experience, highlighting the feelings that the artist wishes to convey or even how the work was planned and how it has taken a different turn. It will explore the subject of the man / machine and its evolution over the years. Even if there is not only one form of creation, this research will be an important tool for new artists, who are making their first steps. And as a final result of this thesis, we present the distinctions between creating works of conventional arts and digital arts, trying to understand the whole process better.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Tecnologia e Arte Digital
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29107
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Sociedade da Informação

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