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dc.contributor.advisorRamos, Isabel-
dc.contributor.authorSalgado, Carla Olinda Mendes-
dc.date.accessioned2014-05-20T09:58:03Z-
dc.date.available2014-05-20T09:58:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29105-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Serviços de Informaçãopor
dc.description.abstractO tema que se propõe estudar é a Resiliência Organizacional, a definição do conceito, descrição das características das organizações resilientes e caracterização dos serviços de informação e tecnologias utilizados pelas organizações no sentido de se tornarem mais resilientes. A continuidade das organizações pode ser posta em causa aquando da concretização de riscos de negócio, a ocorrência de desastres e surgimento de crises económicas, sociais ou ambientais. A tomada de decisão realiza-se em circunstâncias de grande incerteza; portanto, é necessário desenvolver estratégias e competências que permitam a manutenção do negócio. O termo resiliência é utilizado em diferentes áreas do conhecimento, mas em todas as definições apresentadas existe um ponto comum: descreve a capacidade de um elemento voltar ao seu estado normal depois de um período de stress e crise. O primeiro objetivo deste trabalho é a exploração dos conceitos, estudos e aplicações que têm vindo a ser realizados em torno da resiliência aplicada às organizações. Pretende-se identificar as características e parâmetros de avaliação da resiliência e assim poder elaborar uma taxonomia de serviços que apoiem a resiliência. O estudo de caso de uma organização que atua no mercado do turismo e hotelaria em Portugal permite ilustrar os conceitos e práticas identificadas na literatura revista. Com este trabalho foram identificadas as características das organizações resilientes e as características dos serviços de informação para a promoção destas características. Este resultado permite a conceção e desenvolvimento de instrumentos para a promoção da resiliência organizacional.por
dc.description.abstractThe subject of this study is the Organizational Resilience, the concept definition, a description of the characteristics of resilient organizations and characterization of information services and technologies used by organizations to become more resilient. Organizations continuity can be questioned when hazards, disasters and crises occur. Making decision occurs in circumstances of great uncertainty, so it is necessary to develop strategies and skills to maintain the business. The term resilience is used in different areas of knowledge but in all definitions presented here is has common point: describes the ability of an element turn back to its normal state after a period of stress and crisis. The first objective of this work is the exploration of the concepts, applications and studies that have been conducted around the resiliency applied to organizations. The aim is to identify the characteristics and parameters of evaluation of resilience and thus be able to develop taxonomy of services to support resilience. The study case of an organization that operates in the tourism and hospitality industry in Portugal allows to support the development of the objectives described. This work identifies a group of characteristics of resilient organizations and of information systems and services for the promotion of these characteristics. This result allows the conception and development of instruments for the promotion of organizational resilience.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResiliência organizacionalpor
dc.subjectGestão de riscospor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectOrganizational resiliencepor
dc.subjectRisk managementpor
dc.subjectKnowledge managementpor
dc.titleComponentes da resiliência organizacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc681.3:658.0por
dc.subject.udc658.0:681.3por
dc.identifier.tid201196255por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Sociedade da Informação

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