Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29000
Título: | A importância da leitura na compreensão de problemas : um estudo com alunos do Ensino Básico (1º e 2º ciclos) |
Autor(es): | Oliveira, Patrícia Daniela Machado |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Leitura Processos de leitura Problema solving Reading Reading processes |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Ao longo deste Relatório, é apresentado todo o trabalho focado na leitura para a resolução
de problemas e de outros textos de carácter informativo e instrucional que realizei no decorrer do
da Prática de Ensino Supervisionada, no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo central
deste projeto de investigação foi o de promover competências implicadas na compreensão
desses géneros textuais.
Este Projeto foi desenvolvido seguindo os parâmetros da metodologia de investigaçãoação,
havendo desta forma uma pesquisa e um estudo constantes acerca desta temática, e a
reflexão informada sobre a ação realizada, com o intuito de promover um melhor processo de
ensino-aprendizagem.
Desde sempre, na sociedade em geral ou na escola em particular, a leitura teve e tem um
papel crucial na construção da aprendizagem de cada indivíduo. A variedade na leitura, as
estratégias adequadas, os processos de leitura utilizados são fundamentais para uma melhor
leitura e, por conseguinte, melhor aprendizagem. A resolução de problemas implica, além dos
métodos matemáticos, formas ajustadas de leitura, de compreensão de textos.
Todo o processo realizado permitiu tirar algumas conclusões e promover a construção de
novas aprendizagens, enquanto professora do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. In this report, I present my work as a trainee teacher during the Supervised Teaching Practice in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This work was focused on the comprehension of informational and instructional texts, and specially on reading for problem solving. The main goal of this teaching and research project was to promote skills involved in understanding those textual genres. This project followed the parameters of the action-research methodology, involving research and study on the subject and informed reflection on the action performed, in order to promote better teaching and learning processes. In society in general and particularly at school, reading has a crucial role in the construction of individual learning. The variety of strategies and the reading processes involved are fundamental for a better reading and therefore better learning. Problem solving involves, besides mathematical procedures, adjusted reading comprehension processes and techniques. The whole process has allowed me to draw some conclusions and enabled the development of my professional knowledge as a teacher of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29000 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório_Patrícia.pdf | 6,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |