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https://hdl.handle.net/1822/28926
Title: | Educação e trabalho: trajetórias de formação e de inserção profissional na vida ativa : um estudo de caso sobre os cursos profissionais numa escola pública portuguesa |
Author(s): | Silva, Daniela Sofia Marinho Nascimento da |
Advisor(s): | Torres, Leonor Lima |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Passados quase dez anos desde a expansão do ensino profissional à escola pública, o presente
trabalho tem como principal objetivo compreender qual o impacto que os percursos formativos de caráter
profissionalizante, no quadro das políticas de modernização, têm nas trajetórias de inserção profissional
na vida ativa dos jovens adultos que os frequentaram. Procuramos ainda desvendar se os principais
desafios colocados às escolas foram superados e qual a importância que o ensino profissionalizante
desempenha na regulação das desigualdades sociais.
O quadro teórico deste trabalho de investigação baseia-se na revisitação da literatura
subordinada à temática do ensino profissionalizante na escola pública, tentando correlacioná-la com o
estudo empírico. Desta forma, procuramos compreender a evolução da educação e formação profissional
em Portugal desde 1980 até 2010 e quais as implicações desta modalidade de ensino à escola pública,
em particular, o impacto dos modos de trabalho pedagógico de educação e formação de jovens adultos
nas suas trajetórias de formação e de inserção profissional.
Esta dissertação de mestrado, de abordagem tendencialmente qualitativa, baseia-se no material
recolhido através do método de estudo de caso, auxiliado por procedimentos técnicos como o inquérito
por questionário, a entrevista semiestruturada e as análises de conteúdo e documental. Após a realização
deste estudo arriscamos atribuir algum significado aos fenómenos observados, concluindo que as
constantes transformações e exigências sociais acabam por se refletir nos percursos de formação e de
inserção profissional e que o ensino profissionalizante, subjugado à lógica de mercado, ainda é encarado
por muitos como um “ensino de segunda”. A desvalorização dos seus benefícios e dos seus efeitos é tal
que, de uma forma geral, é entendida como uma oferta alternativa aos alunos que não se identificam
com o tradicional sistema regular de ensino, isto é, uma oferta para os alunos com piores resultados
escolares, agravando a imagem negativa que se tem desta modalidade de ensino.
Deste modo, compreendemos que a escola, enquanto instituição pública, desenvolve ações
alternativas ao modelo escolar tradicional, procurando ajustar o seu papel e a sua função aos desígnios
da ideologia neoliberal, alterando práticas no sentido de dar resposta às necessidades do mercado e,
deste modo, desempenhar um papel potenciador de inserção profissional. After almost 10 years since the spreading of the vocational courses to the public school, the main aim of this paper is to understand its impact in the paths of professional integration of the young adults. With this study we also tried to uncover if the main challenges posed to the public school were overcome and what is the importance of the vocational courses in the regulation of social inequality. The theoretical framework of this paper revisited the literature subordinated to the vocational courses in the public school, trying to relate these contents with the empirical data collected. We tried to understand the evolution of vocational training in Portugal since 1980 to 2010 and the implications of its spreading to the public school, in particular, the impact of the educational practice on the paths of training and professional integration. Hence, with an approach mainly qualitative - the case study method supported by technical procedures like the questionnaire survey, semi-structured recorded interviews and content and documentary analysis - we tried to give meaning to the observed phenomena. Therefore, we may conclude that the constant changes and demands of the vocational training, subordinated to the logic of the market, contributed to its devaluation. The belittling of the results is such that it is viewed as an alternative way to the early school leavers and to low achievers, worsening the negative image of these courses. Thus we can understand that the school, as a public institution, develops alternative actions to the traditional school model, trying to adjust its role and its function to the purposes of the neoliberal ideology, changing practices in order to answer to the market necessities, and playing an important role in the professional integration. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28926 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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