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TítuloComplexidade e Educação Física : o jogo - modelos táticos como forma de motivação pedagógica : um estudo com alunos do ensino básico e secundário : relatório de atividade profissional
Autor(es)Cerqueira, Luís Ricardo Gonçalves
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveComplexidade
Motivação
Emoção
Jogo
Competição
Modelos táticos
Complexity
Motivation
Emotion
Game
Competition
Tactical models
Data2013
Resumo(s)Os modelos de abordagem ao processo de ensino/aprendizagem das atividades físicas são, maioritária e tradicionalmente, baseados na focalização da técnica, como forma de se aprender a jogar, provocando comportamentos estereotipados aos alunos/praticantes e, consequentemente, a sua desmotivação e afastamento do jogo e da própria prática desportiva. Nos anos oitenta, o aparecimento dos modelos de ensino dos jogos para a compreensão, cujo primado é a tática e onde o jogo se aprende jogando, deu origem a uma rutura e a uma consequente divisão na investigação pedagógica do ensino dos jogos desportivos em contexto escolar. Trinta anos depois, ainda são evidentes as resistências existentes relativamente à implementação destes modelos. No entanto, mais que comparar a superioridade de uns sobre os outros, parece-me importante apreciar com algum detalhe a sua génese de pensamento complexo e refletir sobre os efeitos mais positivos por eles induzidos, nomeadamente no que diz respeito à motivação dos alunos para a prática das atividades físicas desportivas. Assim, são objetivos deste trabalho: apresentar as vantagens dos modelos táticos no ensino das atividades físicas, nomeadamente no que diz respeito à motivação dos alunos; e perceber junto dos meus alunos se os modelos táticos são os que melhor operacionalizam os principais fatores de motivação para as aulas de educação física. A metodologia a utilizar, será a apresentação de uma revisão bibliográfica para sustentar o primeiro objetivo e a utilização de inquéritos para tentar perceber o segundo.
The approach models to the teaching/learning process of physical activities are mostly and traditionally based on the focus on technique as a way to learn how to play, which causes stereotyped behaviours in students/players and consequently their demotivation and absence to the games and sports practice. In the 80’s, the appearing of models of teaching games for understanding, in which the primacy is tactics and the game is learnt by playing, originated a rupture and consequent division in the pedagogical investigation of the teaching of sports games in school context. Twenty years later, the resistance to the implementation of these models is still evident. However, more than comparing the superiority of some over the others, it is important to analyze the genesis of complex thought of these models in detail and think over the most positive effects caused by them, namely the motivation of students to the practice of sports and physical activities. Thus, the objectives of this work are: To present the advantages of the tactical models in the teaching of physical activities, as far as the motivation of students is concerned; and understand, through the behaviour of students, which their motivations to the practice of physical activities are, checking if the tactical models correspond to these motivations. The methodology to use will be the presentation of a bibliographic review to sustain the first objective and the use of surveys to achieve the second.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28918
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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