Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28909

TítuloO lúdico na perspetiva educativa
Autor(es)Cunha, Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveLúdico
Brincar
Aprendizagem
Formação
Leisure
Play
Learning
Training
Data2013
Resumo(s)A realidade educacional tem sofrido muitas alterações, e, no que diz respeito ao brincar, nem sempre foi considerada da mesma forma. Para muitos profissionais da educação tradicional, e mesmo alguns professores de hoje, consideram que a brincadeira, só pode acontecer no recreio, ou seja, como um ato de recreação e de lazer. Nesse sentido, parece-nos interessante e fundamental investigar, o contributo do lúdico no ensino-aprendizagem e se o mesmo é aplicado, e de que forma, pelos docentes nas suas práticas pedagógicas. Com este projeto pretendemos também aferir qual a importância que as atividades lúdicas despertam nas crianças. Para o esclarecimento e fundamento de toda esta problemática foi necessário pesquisar e estabelecer um quadro teórico, o qual se centra na importância e contributo das atividades lúdicas em todo o processo educativo. Para conseguirmos apurar as informações e alcançarmos os nossos objetivos foi realizada uma entrevista a oito professoras do 1.ºCiclo e foram aplicadas grelhas com diversas atividades para a seleção das mesmas a 24 alunos de uma turma do 1.º ano. Depois de analisados todos os dados recolhidos e baseados em toda a parte teórica consultada, podemos constatar que as atividades lúdicas são um excelente recurso pedagógico e promovem a socialização, pois o brincar desperta um incessante e deslumbrante interesse na criança.
The educational reality has suffered enormous changes and “play” has had different acceptations throughout time. For many traditional education professionals and even some teachers today, “play” should be confined to the playground, as a recreational or leisure act. Therefore, we feel it to be interesting and fundamental to investigate the contribution of leisure in the teaching-learning process, if it is used, and how it is used by teachers in their pedagogical practices. We also seek, with this project, to assess the importance aroused by recreational activities in students. To clear and fundament all these issues it was necessary to research and establish a theoretical board centred on the importance and contribution of recreational activities regarding the educational process. In order to establish information and achieve our purposes we conducted interviews to eight teachers of 1.º cycle (elementary school ) and applied grids with different activities for them to make a selection and use with 24 first grade students. After analysing the data and using the theory as support, we can acknowledge that recreational activities are an excellent pedagogical resource and promote socialisation because “play” arouses a stunning and constant interest in the children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28909
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marisa de Jesus Gonçalo Ruivo Cunha.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID