Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28896
Título: | O modelo de atendimento à diversidade: um estudo de caso com um aluno com necessidades educativas especiais |
Autor(es): | Valbom, Tenylle Patrícia Barbosa da Silva |
Orientador(es): | Correia, Luís de Miranda Santos, Anabela Cruz dos |
Palavras-chave: | Necessidades educativas especiais Dificuldades de aprendizagem específicas Dislexia Modelo de atendimento à diversidade Special education needs Specific learning disabilities Dyslexia Model for addressing diversity |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Esta pesquisa tem por finalidade analisar a implementação do Modelo
de Atendimento à Diversidade (MAD) criado por Correia (2008b) a partir de um
estudo de caso feito com uma criança matriculada no sistema regular público
de ensino. O MAD pode ser a ferramenta com a qual a Escola Contemporânea
pode tentar dar respostas eficazes à diversidade dos alunos que compõem o
cenário educacional atual e em particular os aluno com NEE inseridos em
classe regular de ensino. Atestámos que o MAD em todas as suas fases auxilia
e fornece informações precisas, apresenta recursos e fundamentos que podem
tornar o trabalho do professor de turma num trabalho estruturado, organizado,
contínuo e funcional para avaliar e planear uma intervenção voltada para as
necessidades/problemas da criança. Ao fim desta investigação o participante
obteve um diagnóstico definitivo e o impacto junto a esta criança foi positivo.
Salientámos também que o atendimento a esta criança será mais eficaz tendo
por base o MAD. This research aims to analyze the implementation of the Model for Addressing Diversity developed by Correia (2008b) in relation to a case study with a child enrolled in the regular public school system. The MAD can be the model with which the school contemporary can try to respond effectively to the diversity of students that comprise the current educational setting and in particular the student with Special Educational Needs placed in the regular class. The MAD comprises phases that assist and provides accurate information, resources and presents perspectives that can enable the class teacher in a structured, organized, solid and functional way for evaluating and planning an intervention focused on the child’s needs / problems. After this investigation the participant obtained a definitive diagnosis and the impact on this child was positive. We also emphasize that the support for this child was more effective with the implementation based on the MAD. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28896 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tenylle Patrícia Barbosa da Silva Valbom.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |