Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/28800
Title: | O pensamento dos alunos face à disciplina de Educação Física, em função do género |
Author(s): | Pereira, Tereza Mariana Silva |
Advisor(s): | Pereira, Beatriz Oliveira |
Keywords: | Alunos Educação física Género Students Physical education Gender |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | Este ano de estágio é o culminar do percurso académico é nele que
aplicamos todos os conhecimentos adquiridos até então, daí a sua importância, uma vez
que retrata a aplicação dos mesmos. Este primeiro passo dá início a uma formação
contínua assente numa reflexão constante sobre novas estratégias, meios e métodos que
possam permitir a minha evolução enquanto professor.
Na primeira parte, este relatório dá a conhecer toda a prática pedagógica
desenvolvida durante o ano de estágio, percorrendo todos os aspetos inerentes à Prática
de ensino supervisionado.
Na Segunda parte, visando o desenvolvimento pessoal, surge o estudo de
investigação, cujo tema é “ O Pensamento dos Alunos face à disciplina de Educação
Física, em função do género”.
Nos últimos anos, temos assistido a um decréscimo acentuado dos níveis de
atividade física entre os adolescentes e jovens em Portugal, face a esta situação é
importante uma explicação que justifique este decréscimo.
A amostra do estudo é constituída por 160 alunos, 78 do sexo feminino e 82 do
sexo masculino, correspondendo a 3 turmas de 10ºano e de três turmas de 12ºano. Para
analisar as diferentes perspetivas dos alunos em relação a importância da educação
física, foi utilizado como instrumento de recolha de dados, um questionário.
As conclusões mais relevantes do estudo são que o sexo masculino, de uma
maneira geral, continua a considerar mais importante a disciplina de Educação Física,
contudo não são valores muito expressivos comparativamente ao sexo feminino. This internship is the last step of my academic path, and in this, I applied all the knowledge acquired so far. This first step was the beginning of a continuous formation that requires a constant reflection on new strategies, tools and methods that will make me a better teacher. On the first part of this report, I will introduce pedagogical practice developed during the internship year, covering all aspects involved in supervised teaching practice. In the second part, I will present the research study, whose theme is “The students’s thinking about the Physical Education, by Gender" In recent years, we have seen a decrease in levels of physical activity among adolescents and young people in Portugal, according to this situation is important to explain and justify this decrease. The sample of my study are 160 students, 78 female and 82 male, corresponding to three classes of 10th grade and three classes of 12th grade in order to analyze the different perspectives of students regarding the importance of physical education. As an instrument of data collection, I will use a questionnaire. The most important conclusions of my study are that males, in general, consider important the discipline of Physical Education, however the values are not very different comparing to females. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28800 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tereza Mariana Silva Pereira.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | View/Open |