Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28535

TítuloAutoconceito em alunos moçambicanos: resultados em função do género e do contexto sociocultural
Autor(es)Campira, Farissai P.
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
DataFev-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 anos, sendo 290 do sexo masculino e 271 do sexo feminino, assim como 266 do contexto urbano e 295 do contexto rural. Os resultados sugerem níveis mais elevados de autoconceito para os alunos do contexto urbano, quando comparados com os alunos de contexto rural. Não foram encontradas diferenças nos níveis de autoconceito comparando rapazes e raparigas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28535
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Autoconceito em alunos Moçambicanos.pdf309,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID