Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28144

TítuloEstágios: oportunidades ou oportunismo?: perspetivas
Autor(es)Barros, Eliana Maria Rodrigues de
Orientador(es)Freire, Carla Maria Freitas da Costa
Palavras-chaveCompetências
Estágios
Ensino superior
Traineeships
Skills
Higher education
Data2013
Resumo(s)Fruto de uma época profundamente marcada por uma crise sócio-económica, não só a nível nacional, mas também a nível mundial, tem-se verificado uma necessidade urgente de se proceder a alterações no mundo empresarial, com o objetivo de tornar o mercado laboral mais dinâmico, inovador e competitivo, pois disto depende o sucesso empresarial com claros reflexos na economia. O presente estudo tem como principal objetivo analisar a importância dos estágios na promoção da empregabilidade dos graduados e pós-graduados, assim como analisar as competências consideradas relevantes para os estagiários e para os responsáveis das empresas. Visando a concretização dos objetivos atrás explicitados, utilizamos, nesta investigação, duas metodologias, uma quantitativa que se traduziu na aplicação de um questionário e outra qualitativa que se traduziu na realização de entrevistas. As entrevistas tiveram como objetivo analisar a perspetiva dos responsáveis das empresas e os questionários tiveram como objetivo analisar a perspetiva dos estagiários face às competências consideradas relevantes para o mercado de trabalho atual. O inquérito foi aplicado a atuais e antigos alunos da Universidade do Minho que realizaram ou se encontravam a realizar estágio, sendo a amostra final constituída por 119 indivíduos. A entrevista foi realizada a responsáveis de quatro empresas, de setores de atividade distintos (indústria alimentar, metalomecânica, formação e consultoria e tecnologias da informação). Da análise quer dos questionários, quer das entrevistas, constatamos que, de uma forma geral, os estágios são percecionados de forma positiva, sendo as opiniões de estagiários e empresários convergentes ao considerarem que os estágios constituem uma experiência útil no que à aquisição de conhecimentos e prática profissional diz respeito. Já no que concerne às competências consideradas mais importantes no momento de seleção dos estagiários e na opção pela continuidade do vínculo laboral, as opiniões são algo divergentes na medida em que são identificadas pelos estagiários e pelos responsáveis das empresas como essenciais competências diferentes.
Fruit of an era marked by a deep socio-economic crisis, not only nationally, but also globally, there has been an urgent need to make changes in the business world, with the goal of making the labor market more dynamic, innovative and competitive, as this business success with light reflections on the economy depends. The present study aims to analyze the importance of the stages in promoting the employability of graduates and postgraduates, as well as analyze the competencies considered relevant for trainees and for responsible businesses. Aimed at achieving the objectives explained above, we use in this research, two methods, one which resulted in quantitative application of a questionnaire and a qualitative which resulted in interviews. The interviews aimed to analyze the perspective of the management of a company and questionnaires aimed to analyze the perspective of trainees meet the competencies considered relevant to the current job market. The survey was applied to current and former students of the University of Minho who had conducted or which were to be carried out traineeships, with the final sample consisting of 119 individuals. The interview was held responsible for the four companies, of different activity (food industry, engineering, training and consulting and information technology). Analysis of the questionnaires or interviews, we found that, in general, the traineeships are evaluated positively with the opinions of trainees and entrepreneurs converged to considerer that internships provide useful experience in the acquisition of knowledge and professional practice concerns. As regard to the skills considered most important at the time of selection of trainees and the option for continuity of employment, opinions differ somewhat in that are identified by trainees and the heads of the companies as essentials different skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28144
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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