Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/27835

TítuloMelhorar a usabilidade de aplicações web : mais resultados com menos esforço
Autor(es)Silva, Fábio Samuel Coelho da
Orientador(es)Campos, J. Creissac
Palavras-chaveAvaliação de usabilidade
Contratação eletrónica
Web
Arquitetura de informação
Dashboard
Usability evaluation
E-procurement
Information architecture
Évaluation de l'utilisabilité
Architecture de l'information
Data2013
Resumo(s)A contratação eletrónica é apresentada como uma obrigação a ser cumprida pelos diversos estados, no contexto da união europeia. Até ao ano 2016, todas as contratações públicas deverão ser executadas com total transparência, segurança e fiabilidade, através da utilização de plataformas web de contratação devidamente certificadas. A VORTALnext> posiciona-se como um dos líderes desta área em Portugal, oferecendo aos seus clientes, uma plataforma transversal e poderosa de contratação. Apesar da qualidade existente na plataforma VORTALnext>, existem diversas lacunas de usabilidade que são objeto de estudo nesta dissertação. A usabilidade apresenta-se como um ponto crítico para a aceitação da plataforma por parte dos seus clientes. Entrevistas, heurísticas, questionários e testes foram as ferramentas utilizadas para análise dos reais problemas dos clientes, tendo sido concluído que o dashboard é um dos fatores de aceitação mais relevantes. Tendo como base os resultados obtidos e como foco o dashboard, foram desenhadas diversas aproximações, tanto da arquitetura de informação, como posicionamento e organização dos elementos no ecrã. Utilizaram-se cores para evidenciar as ações mais importantes, números para representar volume de trabalho/negócio, alertas visuais como aviso/lembrete, listas priorizadas e “one-click actions”, conseguindo assim minimizar as falhas de usabilidade detetadas através deste trabalho. Através desta estratégia, um novo dashboard foi desenhado para apresentar apenas o necessário, quando necessário e de uma forma verdadeiramente útil e agradável para o utilizador.
E-procurement is presented today, as an obligation to be fulfilled by the various states in the context of the European Union. By 2016, all public procurement should be carried out with full transparency, security and reliability through the use of electronic procurement web platforms. The VORTALnext> platform (leader in this area in Portugal), offers its customers a powerful cross platform of electronic procurement. Despite the quality of the existing VORTALnext> platform, there are several gaps in usability that are the object of study in this dissertation. Usability presents itself as a critical point for the acceptance of the platform by its customers. Interviews, heuristics, questionnaires and tests were used for the analysis of real customer problems and it was concluded that the dashboard is one of the most relevant acceptance factors. Based on the results, and with the focus on the dashboard, there were used several tools, such as information architecture and positioning and organization of items on the screen. Colors were used to highlight the most important actions, numbers to represent workload/business opportunities, visual alerts for warning/reminder, prioritized lists and one-click actions, thus minimizing the usability problems detected through this work. Through this strategy, a new dashboard was designed to present only the necessary when it is necessary in a lovely and useful way for the final user.
L’e-Procurement est présenté comme une obligation à être accompli, par les divers états, dans le contexte de l’Union Européenne. Jusqu’en 2015, tous les recrutements publiques devront être exécutes dans une total transparence, sécurité et fiabilité, à travers l’utilisation des plateformes web de recrutement correctement certifiés. L’entreprise VORTALnext> est positionné comme une des leaders, dans ce domaine, sur le marché portugais, offrant à ses clients une plateforme transversal et puissante au niveau des recrutements. Malgré la qualité existante dans la plateforme de VORTALnext>, il existe plusieurs lacunes d’utilités qui sont objet d´une étude sur cette thèse. L’ergonomie se présente comme un point critique pour l’acceptation de la plateforme de la part de ses clients. Entretiens, heuristiques, questionnaires et tests sont les outils utilisés pour l’analyse des réels problèmes des clientes, concluant que le dashboard est un des facteurs d’acceptation le plus pertinents. Ayant comme base les résultats obtenus et comme point principal le dashboard, plusieurs approximations ont été dessinées, tant que l’architecture d’information comme le positionnement et l’organisation des éléments de l’écran. Sont utilisées des couleurs pour mettre en évidence les actions les plus importantes, des numéros pour représenter le volume de travail/négociation, des messages visuels comme signal d’avertissement, listes prioritaire et one-click actions, réussissant comme ça la diminution des erreurs dans l’ergonomie détectées à travers le travail réalisé. À travers cette stratégie, un nouveau dashboard a été dessiné pour présenter à peine le nécessaire, quand le nécessaire et d’une forme utile et agréable pour l’utilisateur.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttp://hdl.handle.net/1822/27835
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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