Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27719

TítuloActual disciplinary knowledge, perceived disciplinary knowledge, teaching experience and teacher’s training for reading instruction: a study with primary Portuguese and American teachers
Autor(es)Lopes, João A.
Spear-Swerling, Louise
Oliveira, Célia
Velasquez, Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes
Zibulsky, Jamie
Palavras-chaveReading instruction
Knowledge
Perceived knowledge
Miscalibration
Ensino da leitura
Conhecimento
Conhecimento percebido
Falta de calibração
Data2014
EditoraUniversidad del País Vasco
RevistaJournal of Psychodidactics / Revista de Psicodidactica
Resumo(s)In this study, the relation between primary teachers’ actual disciplinary knowledge and teachers’ perceived disciplinary knowledge in three distinct areas of reading instruction (phonics, fluency/vocabulary/comprehension, and assessment/intervention) is investigated. Participants include Portuguese primary teachers (n = 390) and American primary teachers (n = 390). Canonical correlation and commonality analysis show that actual disciplinary knowledge and perceived disciplinary knowledge are relatively independent constructs. Still, actual knowledge predicts a small but significant amount of the variance in perceived knowledge. Knowledge about phonics instruction is by far the best unique predictor of teachers’ perceived knowledge. The hypothesis of miscalibration (the “unskilled-and-unaware effect”) between actual knowledge and perceived knowledge in the less knowledgeable teachers was also explored. However, results do not suggest such an effect in our participants. Results also show that there are significant differences between Portuguese and American teachers, mainly in the area of knowledge about assessment/intervention.
Neste estudo investiga-se a relação entre conhecimento real e conhecimento percebido de professores do 1.º ciclo do ensino básico em três áreas distintas do ensino da leitura (ensino fónico, fluência/ vocabulário/compreensão e avaliação/intervenção), bem como a relação da formação e experiência dos professores com estas variáveis. Participaram no estudo 390 professores Portugueses e 390 professores Americanos. Os resultados revelam que os professores americanos superam os professores portugueses em quase todas as variáveis em análise. A análise das correlações canónicas e a análise das comunalidades mostra que o conhecimento disciplinar e a percepção de conhecimento disciplinar são constructos relativamente independentes. As análises de regressão mostram que o conhecimento disciplinar prediz uma pequena mas significativa porção da variância do conhecimento percebido, constituindo o conhecimento acerca do ensino fónico claramente o melhor preditor. Foi também explorada a hipótese da falta de calibração (o efeito “incompetente-e-inconsciente do facto”) entre conhecimento e conhecimento percebido nos professores com menor nível de conhecimento. Os resultados, porém, não sugerem tal efeito nos nossos participantes. Os resultados mostram ainda a existência de diferenças significativas entre os professores Portugueses e Americanos, principalmente nos conhecimentos acerca de avaliação/intervenção.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27719
DOI10.1387/RevPsicodidact.8207
ISSN1136-1034
e-ISSN2254-4372
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teachers' knowledge....pdf9,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID