Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/27680

TítuloAs bases dos modelos de inovação: estudo de caso
Autor(es)Pinheiro, Alexandra Paula Rodrigues
Orientador(es)Pereira, Orlando P.
Palavras-chaveInovação
I&D
Modelos
Organização
Conhecimento
Innovation
R&D
Models
Firm
Knowledge
Data2013
Resumo(s)O objetivo desta dissertação passa pela análise ao modelo de inovação aplicado na Bosch Car Multimédia, Braga. A literatura revela que a cultura empresarial é dos principais incentivos à inovação. Aliado a esta base, temos outras como a liderança, a motivação e os processos internos. Com o estudo de caso, demos particular atenção aos processos utilizados de modo a descobrirmos o caráter do modelo utilizado pela empresa mencionada. De facto, uma inovação de produto pode ser consequência de uma inovação de processo, e vice-versa. Como consequência, este caminhar ao longo das inovações de produto e inovações de processo, no seu conjunto, dão forma a modelos de inovação. Numa primeira abordagem, poderíamos dizer que o modelo apresentado reflete uma tendência linear, pela sucessão sequencial de estádios e de fases. No entanto, no correr da sua análise e interpretação, constatamos que são constantes as interações entre colaboradores de I&D, com os demais colaboradores da empresa e parceiros externos, nomeadamente através da parceria estabelecida com a Universidade do Minho e Universidade de Aveiro. Verificamos também que é tida, em simultâneo, uma inovação do tipo incremental e uma inovação do tipo radical – há ocasiões em que são apresentadas novas tecnologias, inovações de raiz mas, no entanto, há inovações que apenas refletem pequenas melhorias nos produtos ou processos já existentes. Por último, refletindo e indo ao encontro de diversas perspetivas refletidas ao longo do estudo, na Bosch há um misto de processos - learning by using, learning by doing ou learning by interacting, porque pelas suas caraterísticas e capacidades de inovações, todos se aplicam.
The purpose of this dissertation is to analyse the innovation model applied by Bosch Car Multimédia, Braga. Scientific literature shows that business culture is one of the main incentives to innovation. Related to this,, there are other factors that are relevant to innovation, such as leadership, motivation, and internal processes. The case study focuses on the processes used in order to understand the character of the model used by the company mentioned above. Indeed, product innovation might be a consequence of an innovation of process, and vice versa. It is the joint effect of product innovations and process innovation that shape innovation models. At first, it would seem as if the model reflects a linear trend, due to the sequential succession of the different stages. However, after the analysis and interpretation of the results, we found out that the interactions between the R&D employees and the remaining employees of the company and external partners (such as the partnership established with the University of Minho and the University of Aveiro) are constant. Additionally, we found out that both incremental innovation and radical innovation take place simultaneously – there are periods in which the innovation reflects small improvements in the already existing products and processes, but there are also periods where absolutely new technologies are introduced. Finally, as several authors argument in favour of, Bosch has a mixture of processes – learning by using, learning by doing, and learning by interacting – because due to its characteristics and innovation capacities, all of them apply.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/27680
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado
NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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