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TítuloAvaliação da textura de misturas com betume-borracha através do Índice de Atrito Internacional (IFI)
Autor(es)Fontes, Liseane P. T. L.
Trichês, Glicério
Pereira, Paulo A. A.
Pais, Jorge C.
Palavras-chaveMisturas betuminosas
Asfalto-borracha
Textura
Data2009
Resumo(s)A resistência ao deslizamento e a textura das misturas betuminosas utilizadas como camadas de desgaste são características importantes que devem ser consideradas no projecto das misturas, dimensionamento, na manutenção e na reabilitação de pavimentos flexíveis. O fenómeno da resistência ao deslizamento é uma grandeza que interfere directamente na segurança dos utentes, uma vez que permite que um veículo possa conservar a trajectória desejada quando necessário e que a travagem possa ser efectuada numa distância segura. A presença de uma película de água entre o pavimento e o pneu aumenta o risco de deslizamento, que depende da espessura da película de água, da velocidade de circulação e das condições de aderência da superfície. As características das misturas betuminosas que afectam a aderência são a microtextura e a macrotextura. A baixa velocidade, a microtextura é o factor preponderante na determinação dos níveis de resistência ao deslizamento, e a alta velocidade, a macrotextura é igualmente importante na determinação do coeficiente de atrito. As misturas com betume borracha apresentam um desempenho mecânico elevado em relação às misturas convencionais. Contudo, estas misturas, em geral, são produzidas com elevados teores de betume, o que influencia a aderência entre o pneu e o pavimento. Neste estudo foi avaliada a textura de misturas com betume convencional e com betume modificado com borracha, produzidas com diferentes teores de betume e granulometrias (dense e gap graded). A avaliação da textura das misturas foi realizada em laboratório sobre provetes (lajes), através dos ensaios de macrotextura (mancha de areia) e de microtextura (pêndulo britânico). Para todas as misturas foi calculado o Índice de Atrito Internacional (IFI), baseado na escala de referência no modelo do PIARC (International PIARC Experiment to Compare and Harmonize Texture and Skid Resistance Measurements, 1995, actual World Road Association).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/26151
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CN-44_Avaliação da textura de misturas com betume-borracha através do índice de fricção internacional (IFI).pdf
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Artigo456,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

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