Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/25408

TítuloBullying no ensino superior : caso da Universidade do Minho : o contributo do marketing social
Autor(es)Silva, Ana Cristina de Carvalho Cerqueira Lima da
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveBullying
Ensino superior
Marketing social
Higher education
Data10-Jul-2013
Resumo(s)O bullying é considerado um problema de saúde pública que gera consequências nefastas para o indivíduo e que pode ocorrer em todas as fases da vida. Neste sentido, a existência de bullying é um problema social que merece uma intervenção a vários níveis, inclusive, ao nível do Marketing Social, cujas potencialidades revelam-se pertinentes para influenciar o comportamento dos indivíduos no sentido de reduzir o bullying. O objetivo desta investigação consiste em compreender o fenómeno de bullying no contexto do Ensino Superior, partindo da perspetiva dos próprios estudantes, no sentido de averiguar a sua ocorrência e a necessidade de desenvolver uma estratégia de Marketing Social para combater este fenómeno, caso exista, com o objetivo de reduzir os danos físicos e sociais gerados pelo mesmo. A investigação segue dois tipos de estudos. O Estudo 1 adota uma abordagem qualitativa, através de entrevistas em profundidade não estruturadas realizadas a potenciais estudantes, estudantes e ex-estudantes da Universidade do Minho, no sentido de compreender melhor o fenómeno bullying no Ensino Superior. Os resultados demonstram a existência de bullying no Ensino Superior, justificando a necessidade do Estudo 2, o qual assume uma metodologia quantitativa, cuja amostra composta por 503 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados sugerem que há estudantes que presenciaram, sofreram e promoveram episódios de bullying no Ensino Superior, sob diferentes formas (situação de desigualdade de poder, pressão psicológica, disseminação de boatos, humilhações e agressões físicas), os quais podem ocorrer em diferentes locais do Ensino Superior. A Praxe surge como o principal local do Ensino Superior que fomenta estes comportamentos agressivos. Os estudantes reconhecem o bullying como um problema social, embora muitas vezes o pratiquem sem reconhecer que estão a praticar bullying.
The bullying is considered a problem of public health which generates nefarious consequences for the individual and it can occur in all stages of life. Therefore, the existence of bullying is a social problem which deserves an intervention at several levels, including the Social Marketing level, whose potentialities reveal themselves pertinent to influence the behaviour of individuals, in order to reduce bullying. The aim of this investigation consists in understanding the bullying phenomena in the Higher Education context, starting from the perspective of the students themselves in order to develop a Social Marketing strategy to fight this phenomenon, if any, with the goal of reducing the physical and social damages generated by it. The investigation follows two types of studies. The Study 1 adopts a qualitative approach through an in depth and not structured interviews made to potential students, students and former students of the University of Minho, in order to better understand the bullying phenomena in Higher Education. The results demonstrate the existence of bullying in Higher Education, justifying the need for Study 2, which assumes a quantitative methodology whose sample is comprised by 503 students from the University of Minho. The results suggest that there are students who had witnessed, suffered and promoted bullying episodes in the Higher Education under different ways (inequality of power, psychological pressure, dissemination of rumours, humiliations, and physical aggressions), which can occur in different places of the Higher Education. The Hazing comes as the primary place of the Higher Education which fosters these aggressive behaviours. The students recognize bullying as a social problem, although they do it very often without recognizing that they are actually doing bullying.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/25408
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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