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https://hdl.handle.net/1822/25408
Título: | Bullying no ensino superior : caso da Universidade do Minho : o contributo do marketing social |
Autor(es): | Silva, Ana Cristina de Carvalho Cerqueira Lima da |
Orientador(es): | Farhangmehr, Minoo |
Palavras-chave: | Bullying Ensino superior Marketing social Higher education |
Data: | 10-Jul-2013 |
Resumo(s): | O bullying é considerado um problema de saúde pública que gera
consequências nefastas para o indivíduo e que pode ocorrer em todas as fases da vida.
Neste sentido, a existência de bullying é um problema social que merece uma
intervenção a vários níveis, inclusive, ao nível do Marketing Social, cujas
potencialidades revelam-se pertinentes para influenciar o comportamento dos indivíduos
no sentido de reduzir o bullying. O objetivo desta investigação consiste em compreender
o fenómeno de bullying no contexto do Ensino Superior, partindo da perspetiva dos
próprios estudantes, no sentido de averiguar a sua ocorrência e a necessidade de
desenvolver uma estratégia de Marketing Social para combater este fenómeno, caso
exista, com o objetivo de reduzir os danos físicos e sociais gerados pelo mesmo. A
investigação segue dois tipos de estudos. O Estudo 1 adota uma abordagem qualitativa,
através de entrevistas em profundidade não estruturadas realizadas a potenciais
estudantes, estudantes e ex-estudantes da Universidade do Minho, no sentido de
compreender melhor o fenómeno bullying no Ensino Superior. Os resultados
demonstram a existência de bullying no Ensino Superior, justificando a necessidade do
Estudo 2, o qual assume uma metodologia quantitativa, cuja amostra composta por 503
estudantes da Universidade do Minho. Os resultados sugerem que há estudantes que
presenciaram, sofreram e promoveram episódios de bullying no Ensino Superior, sob
diferentes formas (situação de desigualdade de poder, pressão psicológica, disseminação
de boatos, humilhações e agressões físicas), os quais podem ocorrer em diferentes locais
do Ensino Superior. A Praxe surge como o principal local do Ensino Superior que
fomenta estes comportamentos agressivos. Os estudantes reconhecem o bullying como
um problema social, embora muitas vezes o pratiquem sem reconhecer que estão a
praticar bullying. The bullying is considered a problem of public health which generates nefarious consequences for the individual and it can occur in all stages of life. Therefore, the existence of bullying is a social problem which deserves an intervention at several levels, including the Social Marketing level, whose potentialities reveal themselves pertinent to influence the behaviour of individuals, in order to reduce bullying. The aim of this investigation consists in understanding the bullying phenomena in the Higher Education context, starting from the perspective of the students themselves in order to develop a Social Marketing strategy to fight this phenomenon, if any, with the goal of reducing the physical and social damages generated by it. The investigation follows two types of studies. The Study 1 adopts a qualitative approach through an in depth and not structured interviews made to potential students, students and former students of the University of Minho, in order to better understand the bullying phenomena in Higher Education. The results demonstrate the existence of bullying in Higher Education, justifying the need for Study 2, which assumes a quantitative methodology whose sample is comprised by 503 students from the University of Minho. The results suggest that there are students who had witnessed, suffered and promoted bullying episodes in the Higher Education under different ways (inequality of power, psychological pressure, dissemination of rumours, humiliations, and physical aggressions), which can occur in different places of the Higher Education. The Hazing comes as the primary place of the Higher Education which fosters these aggressive behaviours. The students recognize bullying as a social problem, although they do it very often without recognizing that they are actually doing bullying. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/25408 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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