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dc.contributor.authorVilaça, Simão-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2013-09-02T11:15:00Z-
dc.date.available2013-09-02T11:15:00Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.isbn978-972-8952-28-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/24981-
dc.description.abstractNeste estudo, ensaio clinico randomizado, foi desenvolvido o programa de formação parental PEPDI (Programa de Empowerment Parental para o Desenvolvimento Infantil). Participaram 411 díades de mãe/filho randomizadas pelo grupo de controlo (C) e experimental (E). As sessões do PEPDI, grupo experimental, foram realizadas a cada mãe/filho durante a 1ª semana de vida, 2º, 4º e 6º mês de vida, incluíam os seguintes conteúdos: comportamento da criança, alimentação, competências desenvolvimentais, situações previsíveis de ocorrer, e preocupações parentais. A recolha de dados, antes e após as intervenções, incluiu o nível socioeconómico (NSE), a tipologia área residencial, o número de irmãos, a ansiedade materna (STAI-Y), o conhecimento materno (KIDI) e o desenvolvimento infantil (SGS-II). As combinações das características, avaliadas no momento inicial – KIDI, STAI-Y, número de irmãos e NSE – permitiram criar clusters que evidenciaram que os 2 grupos (C e E) estavam equivalentes, no momento inicial da avaliação. Os resultados demonstraram que: i) os índices de desenvolvimento das crianças do grupo experimental (PEPDI) foram significativamente superiores (p < 0,001) aos índices das crianças do grupo de controlo, com grande magnitude do efeito (effect size) (r = 0,92); ii) os índices de ansiedade-estado materno foram significativamente inferiores (p < 0,001) no grupo experimental comparativamente ao controlo, que também teve influência significativa (p < 0,001) quando as mães aumentaram o seu índice de conhecimento materno; iii) os índices de ansiedade-traço materna foram significativamente inferiores (p < 0,001) no grupo experimental. Apresentaram também efeito significativo para esta diminuição o aumento do conhecimento materno (p < 0,001), pertencerem ao NSE baixo comparativamente ao alto, médio-alto e medio (p = 0,006), bem como residirem na área predominantemente urbana comparativamente a residentes em área medianamente urbana (p = 0,019). O PEPDI pode ser implementado com sucesso para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nos primeiros 6 meses de vida para reduzir os níveis de ansiedade materna, bem como promover o 'empowerment' da mãe no sentido de um melhor desenvolvimento da criança.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectParentalidadepor
dc.subjectFormação parentalpor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectAnsiedade maternapor
dc.subjectEnsaio clínico randomizadopor
dc.titleDesenvolvimento infantil e capacitação materna como resultado da aplicação do Progama de 'Empowerment' Parental para o Desenvolvimento Infantil (PEPDI)por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage304por
oaire.citationEndPage450por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde : desafios e oportunidades num mundo em mudançapor
oaire.citationVolume2por
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