Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24188

TítuloConceções dos alunos no estudo da história e da geografia do 3º ciclo do ensino básico
Autor(es)Tavares, Maria de Fátima Gonçalves
Orientador(es)Barca, Isabel
Palavras-chaveConceções prévias
Construtivismo
Aula-oficina em história
Aula-oficina em geografia
Aprendizagem significativa
Previous conceptions
Constructivism
History workshop classroom
Geography workshop classroom
Significant learning
Data2012
Resumo(s)O presente relatório descreve a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica supervisionado, levado a cabo numa turma a frequentar o 9º ano (final do 3º ciclo do ensino básico), numa escola urbana da cidade de Braga. Esta intervenção pedagógica teve como objetivo tentar perceber como as ideias prévias apresentadas pelos alunos na disciplina de História e de Geografia evoluíram até ao final da implementação da experiência, nomeadamente quanto aos significados que atribuíam a conceitos essenciais trabalhados nas aulas de ambas as disciplinas. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No primeiro é apresentada uma breve referência à evolução da investigação educativa, ao papel do construtivismo na educação contemporânea e a pesquisas sobre significância histórica / geográfica atribuída por alunos. No segundo capítulo faz-se uma breve referência à metodologia utilizada na intervenção pedagógica, sendo apresentadas as questões de investigação, a caracterização da turma participante, a descrição dos instrumentos utilizados e da implementação da aula oficina em duas unidades letivas de História e uma de Geografia. No capítulo três são discutidos os dados obtidos quanto à construção de ideias dos alunos sobre um conjunto de conceitos explorados nas temáticas de História e de Geografia, fornecidos pela análise de respostas dos alunos a três instrumentos de recolha de dados: questionário de levantamento de ideias prévias, questionário final e ficha de metacognição. Este capítulo divide-se em três partes, a Parte A debruça-se sobre a os resultados em História, a Parte B sobre os resultados em Geografia e, por fim, na Parte C pode observar-se a análise e discussão comparativa dos resultados. Estes sugerem que a turma participante demonstrou ter construído conhecimentos em vários níveis de elaboração, quer na disciplina de História quer na de Geografia. Alguns alunos mostraram-se conscientes das suas aprendizagens, dificuldades e do que mais gostariam de saber.
This Report describes an Educational Intervention Project carried out in a 9th grade classroom (final year in basic schooling), located in the city of Braga. The educational intervention searched to understand how the previous ideas presented by the students evolved in history and geography till the end of the experience, namely about the meanings attributed to the main concepts explored in both subjects classoom. The Report presents four chapters. The first chapter gives a brief reference about educational research, the role of constructivism in the contemporary education as well on some studies about students’ ideas related to historical or geographical significance. The second chapter refers to the methodology employed in the educational intervention, such as the research questions, the main characteristics of the participant classroom, the description of the instruments used, and the implementation of workshop classroom activities in two history sessions and one geography session. Chapter three discusses the data obtained about the construction of students’ ideas on the set of concepts explored in history and in geography content topics. The results were provided by three instruments of data collection: a questionnaire to explore students’ previous ideas, a final questionnaire and a metacognition task. The same chapter includes, Part A, about the results in history, Part B, about the results in geography, and in Part C a comparative analysis and discussion of results. These results suggest that the participant students constructed historical and geographical knowledge at various levels of sophistication, some students clearly showing awareness of what had learnt, which difficults experienced and what would like to know further.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24188
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Fátima Gonçalves Tavares.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID