Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/24135

TítuloMudam-se os tempos, mudam-se os gadgets : Voki, uma proposta de trabalho da expressão oral no ensino das línguas
Autor(es)Antunes, Cláudia Rafaela Neto de Azevedo
Orientador(es)Pazos Justo, Carlos
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data2012
Resumo(s)Este relatório insere-se no âmbito da realização do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e pretende apresentar a pesquisa realizada num Projecto de Intervenção Pedagógica Supervisionada. Esta pesquisa teve como objectivo testar com uma turma de 7º. ano, a ferramenta Voki no desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão oral da Língua Espanhola. Os objectivos da intervenção foram: (1) Observar e diagnosticar os hábitos dos alunos no uso das TICS e as competências de expressão oral, incluindo a percepção das suas próprias capacidades e dificuldades; (2) Aferir a receptividade dos alunos face ao uso das TICS na sala, nomeadamente o Voki; (3) Desenvolver propostas de intervenção através do uso do Voki como instrumento pedagógico a fim de os alunos exercitarem a sua expressão oral; (4) Avaliar o impacto das estratégias propostas na utilização do Voki no desenvolvimento da expressão oral dos alunos; (5) Avaliar o desenho do processo da construção do projecto de intervenção no desenvolvimento profissional do professor. Depois da observação do contexto relativamente às práticas tecnológicas, procedeu-se à implementação do projecto de intervenção, utilizando estratégias para estimular a compreensão e produção oral, como a criação de uma ficha esclarecedora para entender melhor a ferramenta Voki e o uso do quadro interactivo. Foram elaboradas auto-avaliações, por meio das quais os alunos avaliavam as actividades, as suas competências e dificuldades. A concepção e desenvolvimento do projecto encontram fundamento em referências científicas, sobretudo do âmbito da tecnologia educativa, por exemplo, Ana Carvalho (2010) e do desenvolvimento da oralidade das línguas estrangeiras, especificamente Marta Baralo (1999). Apesar de algumas limitações, a intervenção permitiu concluir que este recurso tecnológico poderá ser útil tanto para o professor avaliar a oralidade dos alunos, como estes poderão usá-la, para desenvolver a oralidade ou aperfeiçoar a pronunciação.
This dissertation is part of Estágio Profissional within the Masters of Portuguese and Spanish Teaching in Basic and Secondary schools and aims to present the research made in a Supervised Pedagogical Project. This research has objective to test the tool Voki in the development and improvement of oral expression of the Spanish Language in a 7th grade class of students. The objectives of the project were: (1) To observe and diagnose the students habits in what the new technologies are concerned and the oral competences, including their perception of ability and difficulty;( 2) To estimate the receptivity of the students regarding the use of the new technologies in the class, namely Voki; To develop intervention proposals through the use of Voki as a pedagogical instrument so that the students can practice their oral expression; (3) To evaluate the impact of the proposed strategies on the use of Voki to develop the oral expression of the students; (5) To evaluate the making of the project of intervention in the professional development of the teacher. After the observation in context regarding the technological skills, intervention strategies were planned to stimulate oral expression and comprehension, such as, the creation of an enlightening sheet about the tool Voki, and the interactive board, in order to proceed with the implementation of the intervention project. Self – regulations were designed so the students could evaluate their activities, their competence and difficulties. The project conception and development finds basis in scientific references, mainly in the scope of educational technology, like Ana Carvalho (2010) and oral development in foreign languages, specially, Marta Baralo (1999). Despite some limitations, the intervention project allowed to come to the conclusion that this technological resource can be useful, for the teacher evaluate the oral expression of the students, and also the students, can use it to develop and improve their pronunciation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/24135
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudia Rafaela Neto de Azevedo Antunes.pdf5,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID