Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/23758

TitleAprendizagem ao longo da vida numa escola para todos
Author(s)Rodrigues, Daniela Areias da Silva
Advisor(s)Araújo, Alberto Filipe
KeywordsAprendizagem ao longo da vida
Escola
Centros novas oportunidades
Iniciativa novas oportunidades
Competências
Qualificação
Lifelong learning
School
New opportunities centres
Initiative new opportunities
Skills
Qualifications
Issue date2011
Abstract(s)Atualmente, com a crise que nos assombra, é fulcral dotarmo-nos de ferramentas em diversos contextos (escolares, profissionais, sociais, etc.). A Iniciativa Novas Oportunidades veio proporcionar à população adulta o aumento das suas qualificações e uma maior valorização pessoal e/ou profissional e os Centros Novas Oportunidades surgem, assim, como uma “porta de entrada” à concretização destes objetivos. Com este relatório, pretendemos realçar a importância da Educação de Adultos e contribuir para o aumento da sua qualificação, promover a aprendizagem ao longo da vida, contribuir para uma visão mais positiva perante a escola e colaborar na melhoria da auto-estima e da autonomia do público-alvo. O regresso à escola permite ao adulto a tomada de consciência de saberes talvez esquecidos, o aumento da autoestima, a aquisição de aprendizagens, o aumento das suas qualificações e a possibilidade de ser capaz de continuar o seu projeto no futuro, realçando assim, mais uma vez, a “aprendizagem ao longo da vida numa escola para todos”.
Currently, with the crisis that is upon us, it is essential to equip ourselves with tools in different contexts (academic, professional, social, etc.). The New Opportunities Initiative has provided the adult population with an opportunity to increase their skills and personal development and / or professional thus the New Opportunities Centres appear as a "gateway" to achieve these objectives. This report seeks to highlight the importance of adult education and contribute to the increase of qualifications, promote lifelong learning, contribute to a more positive outlook towards school and assist in improving self-esteem and autonomy of the target subjects. The returning to school allows adults to regain the knowledge perhaps forgotten, the acquisition of learning tools, increased self-esteem and confidence, of skills and the ability to be able to continue with a project in the future, thus enhancing once again, "lifelong learning in a school for all."
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/23758
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Areias da Silva Rodrigues.pdf
  Restricted access
2,5 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID