Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23440

TítuloComo TVer
Autor(es)Pereira, Sara
Pereira, Luís
Pinto, Manuel
Palavras-chaveTelevisão
Crianças
Mediação
Educação para os media
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)A televisão continua hoje a assumir uma presença significativa no quotidiano infantil, apesar das diversas mudanças no ambiente mediático. É um meio que desempenha um papel importante no processo de socialização das crianças, sendo uma fonte privilegiada de aprendizagens e de contacto com o mundo. O tempo que os mais novos dedicam à TV e a outros meios de comunicação suscita, por vezes, enormes preocupações entre pais, professores e educadores, os quais nem sempre dispõem de instrumentos que permitam analisar e compreender o meio televisivo e agir sobre ele. Teme-se, por exemplo, que a TV exerça uma influência nefasta nas crianças atendendo às características de muitos dos seus programas e à falta de qualidade de alguns. Com esta brochura pretende-se abordar, embora de forma breve, algumas questões essenciais sobre a relação das crianças com a televisão e deixar algumas pistas para a acção. A brochura surge no âmbito de um projecto de educação para os media apresentado por investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, à Fundação Evens Foundation, da Bélgica, e que esta Fundação premiou em 2009. Trata-se de uma publicação que faz parte de uma colecção que pretende, em traços gerais, fornecer aos pais e outros agentes educativos alguns elementos que permitam promover, junto dos mais novos, um consumo e um uso activo e crítico dos meios de comunicação.
TipoLivro
DescriçãoPublicação realizada no âmbito do projeto Prémio “Media education in booklets: learning, knowing” galardoado com o “Evens Prize for Intercultural Education 2009: Media Education”, da Evens Foundation, Bélgica.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23440
ISBN9789899550056
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/edumedia/?page_id=69
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ComoTVer.pdfDocumento principal2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID