Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/23130

Título"The less Shakespeare he": revelações da mente masculina sobre poder e género na poesia dramática de Robert Browning
Autor(es)Ewerton, Jane Maria Bastos
Orientador(es)Guimarães, Paula Alexandra
Data2011
Resumo(s)O presente estudo tem como objectivo analisar a forma como o poeta vitoriano Robert Browning (1812-1889), em muitos dos seus poemas dramáticos e sob a possível influência de outros autores ingleses como William Shakespeare e Percy Bysshe Shelley, abordou e expôs a mente masculina e suas paixões destrutivas através de discursos profundamente reveladores, não só dos seus falantes mas também da sua arte. As considerações principais deste estudo são, por conseguinte, as questões de ordem moral e social que interessavam o poeta e sobretudo as relações de poder e de género com impacto na representação artística e literária, as quais serão demonstradas e analisadas em alguns dos seus mais importantes monólogos dramáticos. Inicialmente, é feita uma breve contextualização do período vitoriano com o propósito de introduzir a era multifacetada vivida por Robert Browning e também a sua poesia, considerada por muitos contemporâneos como obscura e rebuscada. Posteriormente, através de poemas seleccionados de várias coleções publicadas ao longo da carreira do poeta, e por nós distribuídos em quatro capítulos centrais, serão feitas reflexões sobre o carácter 'dramático' e 'objectivo' desta escrita poética e sobre o perfil de algumas mentes masculinas atormentadas e em permanente conflito interno. Por meio destes falantes, em muitos casos caracterizados como uma galeria de vilões, maridos assassinos e manipuladores ocasionais, Robert Browning faz chegar até aos seus leitores uma nova forma de representação do masculino através da revelação discursiva, sem nunca no entanto se revelar a ele mesmo nesse processo. Ao contrário da idealização heróica pugnada por figuras contemporâneas como Carlyle ou Tennyson, o homem vitoriano (mais mundano) revela-se nesta obra frequentemente um ser extremista e obsessivo, tanto no seu convívio com o outro como na própria representação do sexo feminino face ao masculino.
The current study aims to analyse the way in which the Victorian poet Robert Browning (1812- 1889), in many of his dramatic poems and under the possible influence of other English authors such as William Shakespeare and Percy Bysshe Shelley, approached and portrayed the masculine mind and its destructive passions through profoundly revealing speeches, not only of his speakers but also of his art. The major objects of this study are, therefore, the moral and social issues that most concerned the poet and, particularly, the power and gender relations with impact on literary and artistic representation, both of which will be displayed and analysed in some of his most important dramatic monologues. Firstly, a brief contextualization of the Victorian Period is presented with the purpose of introducing the multifaceted era lived by Robert Browning, as well as his poetry, which was considered by many as obscure and elaborate. Then, through a set of selected poems from a variety of collections published during the poet‘s career, which are analysed by us in four central chapters, some conclusions will be drawn on the 'dramatic' and 'objective' character of this poetic writing and on the profile of some obsessed and permanently conflicted masculine minds. Through these speakers, in many ways described as a gallery of villains, murderer husbands and mean manipulators, Robert Browning introduced his readers to an innovative form of re-presenting the masculine through discursive revelation, but without in any moment of this process revealing himself. Opposed to the heroic idealization defended by contemporary figures like Carlyle or Tennyson, the Victorian man (more worldly) frequently reveals himself in this work as an extremist and obsessive human being, both in his relationship with the other and in the very representation of the female sex vis a vis the male one.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas (área de especialização em Estudos Ingleses)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/23130
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jane Maria Bastos Ewerton.pdf1,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID