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https://hdl.handle.net/1822/22686
Título: | Simulação numérica do comportamento ao impacto de estruturas utilizadas em segurança rodoviária |
Autor(es): | Tavares, João André Curralo |
Orientador(es): | Peixinho, Nuno Meireles, José F. |
Palavras-chave: | Análise estática não-linear Ansys Ansys workbench Barreiras de segurança rodoviária Viga Deformação plástica Expoente de encruamento Ensaio experimental Análise numérica Non-linear static analysis Road safety barriers Beam Plastic deformation Work-hardening exponent Experimental test Numerical analysis |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Esta dissertação de mestrado aborda a temática das barreiras de segurança rodoviária,
com especial foco na viga central (rail) que as compõe. É apresentado um estado da arte
composto por diversas informações relativas à composição base destes sistemas de
segurança, bem como alguns estudos efetuados na área com recurso a softwares de
análise.
Com o intuito de estudar o comportamento plástico da viga, foi utilizado o programa
Ansys Workbench na sua componente de estudos estruturais estáticos. De forma a
validar a utilização deste programa, procedeu-se a um ensaio experimental a dois rails
nas instalações da Universidade do Minho, ensaio esse posteriormente simulado em
Workbench, com dados obtidos de ensaios de tração de provetes retirados de um
terceiro rail.
As informações recolhidas dos ensaios de tração possibilitaram delinear o perfil do
material utilizado para o fabrico viga, e posterior tratamento da sua curva tensãoextensão.
Na fase final da dissertação o Ansys Workbench é utilizado para o estudo das
implicações da alteração do expoente de encruamento do material na deformação
plástica da viga. This master degree dissertation addresses the theme of safety road barriers, with special emphasis on the central beam of the system. The state of the art is presented with several information regarding the basic composition of these safety systems, as well as some studies in the area where simulation software has been used. To study the plastic behavior of the beam, Ansys Workbench was used in its static structural studies component. In order to validate the use of this software, an experimental test was conducted in the University of Minho installations. This test was then simulated in Workbench, coupled with data retrieved from several tensile tests done to specimens retrieved from a third rail. The data collected from the tensile tests led to the properties profile of the material used during the manufacturing of the beam, stress-strain curve included. In the final section of this dissertation, Ansys Workbench is used to study what implications the change in the work hardening exponent has on the plastic deformation of the beam. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/22686 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis |
Ficheiros deste registo:
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