Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/22362

TitleE-commerce : o caminho para o sucesso : caso prático
Author(s)Ferreira, Miguel Floriano Peixoto
Advisor(s)Varela, Maria Leonilde Rocha
Issue date2012
Abstract(s)Num cenário como o atual, vender para um grupo restrito geograficamente pode significar a falência de qualquer empresa com ambição. Mais do que nunca, as ferramentas para a internacionalização e para alargar o público-alvo são bem-­vindas. O e-­commerce permite de forma eficaz aproximar mais pessoas dos produtos/serviços a comercializar. Quando bem utilizada, torna-se uma arma poderosa de vendas e gestão de toda a carteira de clientes. As facilidades em implementar um negócio na internet vieram permitir a qualquer pessoa entrar neste mercado. Apesar de parecer uma boa noticia, este fato veio trazer uma menor qualidade de serviço prestado aos clientes de e-­commerce. Fatores como a falta de conhecimento geral ou a falta de conhecimento em determinada área específica são responsáveis pela empregabilidade deficiente deste tipo de negócio. Sendo uma área com exigências multidisciplinares, será praticamente impossível aplicar uma solução de qualidade sem o conhecimento em todas as áreas envolvidas. Seja design, programação, comercial ou gestão de redes sociais, todas elas devem interligar-­se e estar em sintonia. A falta de integração pode ser visível em websites que são concebidos por pessoas com determinada apetência técnica desenvolvida apenas numa área. Estudar os fatores críticos de sucesso e esmiuçar esta vasta área, é o objetivo deste projeto de investigação. Será feita uma análise comparativa real baseada em quatro fatores de sucesso chave: design, usabilidade, Web marketing e Marketing. O objeto de estudo é uma empresa criada na sequência do trabalho desenvolvido em torno da presente dissertação, “Extreme Luxury Furniture”. A análise comparativa pretende reforçar a necessidade de integração nas diversas áreas para a obtenção de um produto completo e adaptado ao consumidor.
In today's business scenario, sell for a geographically restricted group can mean the failure of any ambitious company. Now, more than ever, the tools for internationalization aiming to find new clients and expand the target audience are welcome. The e-­commerce consists on a promoting way of economic growth; it may enable the best way for online shops to be able to compete within a global market scenario. There are success factors that permit to distinguish a good business on the Internet and their knowledge may allow reaching an important competitive advantage for its sustainability. As many disciplines are involved through those success factors, it is required an effective coordination of the underlying project so that it is accomplished accurately and through an integrated and collaborative way. In e-­commerce, as well as in the ecosystem the breaking down of some of the integrating elements may collapse the whole system, which turns out to be affected and unbalanced. The various stakeholders involved on a given business should, therefore, be involved and work together to achieve a high quality product that fully satisfies the end customer needs and wishes and in this paper such a proposal is provided and illustrated through an on-­line shop under implementation. The object of study is a company created following the work around this dissertation, "Extreme Luxury Furniture". The comparative analysis seeks to reinforce the need for integration of several areas in order to obtain a complete product and adapted it to the customer.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/22362
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Miguel.pdf3,82 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID