Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/21951
Título: | Plano tecnológico da educação: intenções, expectativas e impacto nas práticas |
Autor(es): | Pereira, Hugo Alexandre Baião |
Orientador(es): | Paraskeva, João M. |
Data: | 30-Mar-2012 |
Resumo(s): | A tecnologia, a massificação da sua utilização e a inovação são apontadas como soluções
inquestionáveis para o aumento da competitividade, da produtividade e para o desenvolvimento
económico baseado no conhecimento. Estas intenções são corporizadas no PT – documento
nacional com referência em directrizes comunitárias, que se estenderiam à educação via PTE.
O PTE marca um novo momento de informatização da escola em Portugal. Mais do que
uma oportunidade de modernizar o ensino, o PTE afigura-se como uma resposta ante um mundo
global que surge como causa-efeito da evolução tecnológica e do desenvolvimento da sociedade
de informação, que tem vindo a competir com a escola na transmissão do conhecimento.
Espera-se que o PTE seja um meio para melhorar os resultados escolares e modernizar
os processos de ensino-aprendizagem. Contudo, o momento que hoje a escola atravessa é
adverso, sendo marcado por restrições financeiras, exigências económicas e de mercado
crescentes, fenómenos de descredibilização e burocratização do ensino público, e pela
desqualificação dos professores com efeitos ao nível do seu sentimento de bem-estar. Por outro
lado, para o sucesso do PTE teremos de considerar a sua forma de implementação, os efeitos da
resistência e proficiência dos docentes na utilização das TIC´s e, também, a adaptação do
currículo e dos conteúdos à nova realidade educativa que se pretende criar.
Este trabalho analisa o modo como estão a ser interpretados e operacionalizados pelos
docentes as políticas veiculadas no PTE. Para tal, identificaram-se os impactos, expectativas e
intenções subjacentes ao mesmo, avaliámos as implicações no desempenho e prática docentes
e, por fim, abordámos a adequação dos currículos, conteúdos e recursos educativos ao PTE e
destes à realidade socio-educativa.
A elaboração deste trabalho permitiu compreender o contexto de criação e
implementação do PTE, identificar e interpretar os sentimentos dos docentes relativamente ao
PTE e às TIC, apontando diversos percursos de reflexão em torno das actuais políticas
educativas, das funções atribuídas ao PTE, da emergência de novas metodologias e práticas nos
processos de ensino-aprendizagem, professores, alunos e na comunidade educativa. Por fim, a
análise da relação currículo – tecnologia educativa permitiu-nos perceber o alcance do PTE
perante os vários desafios educativos. Technology, massification of its use and innovation are pointed as unquestionable solutions to the increase in competitiveness, productivity and economic development based on knowledge. These intentions are embodied in the TP - the national document with reference to EU guidelines, which would extend to education through the ETP. The ETP marks a new era of computerization of schools in Portugal. More than an opportunity to modernize teaching, the ETP seems to be a response against a global world that is emerging as a cause and effect relation of technological evolution and development of the information society which has been competing with schools in the transmission of knowledge. The ETP is expected to be a means of improving school results and modernizing the processes of teaching and learning. However, nowadays schools are facing adverse moments, marked by financial constraints, growing economic and market demands, phenomena of bureaucratization and discredit of public education and teachers with consequences on their sense of well-being. On the other hand the success of the ETP will not only depend on its way of implementation, resistance and proficiency of teachers using ICTs but also on the adaptation of the curriculum and educational contents to the new educational reality that is intended to create. This paper examines the way the ETP politics are being interpreted and operated by teachers. In order to do it we have identified the impact and expectations inherent to the ETP, we have assessed the implications in teaching performance and finally we have discussed the appropriateness of the curricula, contents and educational resources to the ETP and to the socioeducational reality. The preparation of this work allowed us to understand the context of creation and implementation of the ETP, identify and understand the feelings of teachers regarding the ETP and ICT, pointing out several paths of reflection on the current educational policies, the functions assigned to the ETP, the emergency of new methodologies and practices in the teaching-learning processes, teachers, students and the whole educational community. Finally, the analysis of the curriculum - educational technology relation has enabled us to realise the importance of the ETP as a response to the various educational challenges. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21951 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hugo Alexandre Baião Pereira.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |