Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20970
Título: | As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado no tema som e luz |
Autor(es): | Leite, Laurinda Dourado, Luís Gomes, Ana |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada na resolução de problemas WebQuest Educação em ciências Som e luz |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade de Santiago de Compostela (usc) & Asociación Española de Profesores e Investigadores en Didáctica de las Ciencias Experimentales (apice) |
Resumo(s): | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) invadiram o dia-a-dia dos cidadãos do século XXI e tornaram-se um recurso educativo acessível aos alunos na maior parte das escolas. Aprender a usar as TIC para procurar informação e resolver problemas é essencial para qualquer cidadão que pretenda manter-se atualizado e continuar a aprender autonomamente ao longo da vida. As WebQuests são atividades de resolução de problemas que permitem aos alunos aprender conhecimentos novos resolvendo uma tarefa com recurso a informação disponível na internet. Neste trabalho analisaram-se 26 WebQuests disponíveis em sites portugueses para a unidade Som e Luz (8º ano), a fim de averiguar a sua compatibilidade com o ensino orientado para a Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP). Os resultados da análise sugerem que muitas dessas WebQuests têm pouca qualidade científico-pedagógica, bem como pouca exigência cognitiva e precisam ser melhoradas para se tornarem compatíveis com o ensino orientado para a ABRP. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20970 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As_WebQuests_e_a_ABRP.pdf | Documento principal | 2,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |