Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20970

TítuloAs WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado no tema som e luz
Autor(es)Leite, Laurinda
Dourado, Luís
Gomes, Ana
Palavras-chaveAprendizagem baseada na resolução de problemas
WebQuest
Educação em ciências
Som e luz
Data2012
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela (usc) & Asociación Española de Profesores e Investigadores en Didáctica de las Ciencias Experimentales (apice)
Resumo(s)As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) invadiram o dia-a-dia dos cidadãos do século XXI e tornaram-se um recurso educativo acessível aos alunos na maior parte das escolas. Aprender a usar as TIC para procurar informação e resolver problemas é essencial para qualquer cidadão que pretenda manter-se atualizado e continuar a aprender autonomamente ao longo da vida. As WebQuests são atividades de resolução de problemas que permitem aos alunos aprender conhecimentos novos resolvendo uma tarefa com recurso a informação disponível na internet. Neste trabalho analisaram-se 26 WebQuests disponíveis em sites portugueses para a unidade Som e Luz (8º ano), a fim de averiguar a sua compatibilidade com o ensino orientado para a Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABRP). Os resultados da análise sugerem que muitas dessas WebQuests têm pouca qualidade científico-pedagógica, bem como pouca exigência cognitiva e precisam ser melhoradas para se tornarem compatíveis com o ensino orientado para a ABRP.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20970
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As_WebQuests_e_a_ABRP.pdfDocumento principal2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID