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TítuloA criança e o brincar como obra de arte: o sentido de um esclarecimento
Autor(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCriança
Brincar
Arte
Pedagogia
Ciência (Filosófica)
Data2011
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)A idéia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um mundo do não dito, do não revelado. Um mundo que ainda não está em condições de ser podado. É pertencer a uma energia inicial (um universal), que espera cuidado, resguardo, protecção. A idéia de ser criança e do brincar neste envolvimento é o mesmo que contemplar (ser) uma obra de arte.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/20852
ISBN978-989-8537-00-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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A17 Atas VII Seminário EF Lazer Saúde 2011.pdfCAMILO CUNHA, A.(2011). A Criança e o Brincar como Obra de Arte: O Sentido de um esclarecimento209,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

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