Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20852
Título: | A criança e o brincar como obra de arte: o sentido de um esclarecimento |
Autor(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Criança Brincar Arte Pedagogia Ciência (Filosófica) |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidade do Minho |
Resumo(s): | A idéia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um mundo do não dito, do não revelado. Um mundo que ainda não está em condições de ser podado. É pertencer a uma energia inicial (um universal), que espera cuidado, resguardo, protecção. A idéia de ser criança e do brincar neste envolvimento é o mesmo que contemplar (ser) uma obra de arte. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20852 |
ISBN: | 978-989-8537-00-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A17 Atas VII Seminário EF Lazer Saúde 2011.pdf | CAMILO CUNHA, A.(2011). A Criança e o Brincar como Obra de Arte: O Sentido de um esclarecimento | 209,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |