Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/20174
Title: | A articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores: o grupo de discussão |
Author(s): | Macedo, Ana Paula Silva, Maria Augusta Braga, Maria de Fátima Dias Augusto, Cláudia Martins, Cristina Araújo Araújo, Odete Rosário, Rafaela |
Keywords: | Articulação Escola de Enfermagem e Hospital Supervisão em Enfermagem Grupo de discussão |
Issue date: | Jul-2012 |
Publisher: | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) |
Abstract(s): | Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção ação centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigação-intervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional da Supervisão em Enfermagem. A experiência de intervenção é constituída por sete encontros, dos quais quatro são oficinas de formação em supervisão. A principal técnica de recolha da informação no decurso do projeto é o grupo de discussão, constituído por onze enfermeiros e sete docentes supervisores. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos privilegiam esta técnica de investigação qualitativa em diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre os registos expressados por todos os participantes, conferindo à experiência uma melhor compreensão da articulação Escola de Enfermagem e Hospital. Os resultados preliminares sugerem a importância da intervenção ação colaborativa no sentido de potenciar o desenvolvimento de referenciais de qualidade da supervisão em Enfermagem por parte dos supervisores em contexto de trabalho e a mudança das suas práticas, bem como à análise de modos de agir quando supervisionam os estudantes. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20174 |
ISBN: | 978-989-8471-05-5 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Páginas de livro_de_textos_Macedo_et_al.pdf | Livro de textos e de resumos do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência | 880,62 kB | Adobe PDF | View/Open |