Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/20174

TitleA articulação escola de enfermagem e hospital na voz dos supervisores: o grupo de discussão
Author(s)Macedo, Ana Paula
Silva, Maria Augusta
Braga, Maria de Fátima Dias
Oliveira, Cláudia
Martins, Cristina Araújo
Araújo, Odete
Rosário, Rafaela
KeywordsArticulação Escola de Enfermagem e Hospital
Supervisão em Enfermagem
Grupo de discussão
Issue dateJul-2012
PublisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
Abstract(s)Esta comunicação procura pôr em evidência uma experiência, no âmbito do projeto “Supervisão em Enfermagem: novas perspetivas para a mudança”, que está a decorrer no presente ano letivo. O projeto emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico na ESE-UM, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objetivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção ação centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação e avaliação de projetos de investigação-intervenção em contexto clínico, contribuindo para a problematização e debate das práticas de supervisão e a construção colaborativa de conhecimento profissional, nas dimensões conceptual, metodológica, interpessoal e interorganizacional da Supervisão em Enfermagem. A experiência de intervenção é constituída por sete encontros, dos quais quatro são oficinas de formação em supervisão. A principal técnica de recolha da informação no decurso do projeto é o grupo de discussão, constituído por onze enfermeiros e sete docentes supervisores. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos privilegiam esta técnica de investigação qualitativa em diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre os registos expressados por todos os participantes, conferindo à experiência uma melhor compreensão da articulação Escola de Enfermagem e Hospital. Os resultados preliminares sugerem a importância da intervenção ação colaborativa no sentido de potenciar o desenvolvimento de referenciais de qualidade da supervisão em Enfermagem por parte dos supervisores em contexto de trabalho e a mudança das suas práticas, bem como à análise de modos de agir quando supervisionam os estudantes.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/20174
ISBN978-989-8471-05-5
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Páginas de livro_de_textos_Macedo_et_al.pdfLivro de textos e de resumos do VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária: Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência880,62 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID