Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19689

Título(Re)educar para a saúde no trabalho de parto e parto como uma condição temporária : um estudo com puérperas sobre os efeitos da preparação pelo método psicoprofilático
Autor(es)Correia, Maria Beatriz Veloso Esteves Araújo
Orientador(es)Vilaça, Teresa
Data2011
Resumo(s)De acordo com a legislação portuguesa, a preparação para a maternidade/parentalidade é um direito de todas as grávidas. O método psicoprofilático pretende que as grávidas vivenciem o trabalho de parto e parto com recurso ao controlo da situação e do seu corpo, através do descondicionamento dos reflexos negativos (dor) e do condicionando dos reflexos positivos. Pretende-se que a mulher adquira estes conhecimentos e os utilize, da forma mais natural possível, e sem recurso a outros métodos (ex. analgesia). Com esta preparação, a mulher aumenta o limiar de sensibilidade à dor, recorrendo ao relaxamento e à respiração controlada durante a contracção uterina e o momento do parto. Assim, esta investigação visou: caracterizar a percepção das puérperas sobre o trabalho de parto e parto, os seus factores facilitadores e constrangimentos; averiguar a percepção das puérperas sobre os contributos do método psicoprofilático para o trabalho de parto e parto; averiguar os conhecimentos que as puérperas adquiriram nas aulas de preparação para o parto pelo método psicoprofilático; caracterizar a opinião das puérperas sobre as aulas de preparação para o parto pelo método psicoprofilático. Este estudo, de natureza qualitativa, utilizou como técnica de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, envolvendo puérperas, primíparas (n=8), que frequentaram aulas de preparação para o parto pelo método psicoprofilático. A análise de conteúdo do total das entrevistas mostrou que a maior parte das entrevistadas considerou que no trabalho de parto e parto: aplicou as técnicas aprendidas durante o treino do método psicoprofilático; a dor foi o principal factor constrangedor; as técnicas de respiração e relaxamento, ajudaram a mulher a controlar a dor; a ansiedade, o medo e a incerteza do momento também geraram um misto de preocupação e descontrolo que dificultaram o uso das técnicas de respiração e relaxamento; todas concordaram que os principais factores facilitadores foram o uso das técnicas de respiração e relaxamento; o melhor conhecimento do seu corpo e a presença de profissionais com experiência e especialistas em saúde materna e obstetrícia. As entrevistadas também reconheceram a utilidade da preparação para o parto pelo método psicoprofilático e revelaram bons conhecimentos sobre o terminus da gravidez, descrevendo os sinais de início de trabalho de parto, e a aprendizagem dos diversos tipos de respiração, como sendo fundamentais para conseguir dominar o corpo e aplicar o que aprenderam nas aulas sobre o período expulsivo. Para terminar, todas afirmaram que gostaram das aulas de preparação para o parto pelo método psicoprofitático, avaliaram muito positivamente as competências pessoais e profissionais dos educadores nas aulas e afirmaram que recomendavam essas aulas a outras grávidas. As conclusões decorrentes desta investigação, vêm reforçar a importância da preparação para parto e parto pelo método psicoprofilático.
According to the Portuguese legislation, the preparation for motherhood / parenthood is a right for all pregnant women. The psychoprophylactic method is aimed at pregnant women experiencing labour and delivery applying control methods of the situation affecting their body, through the deconditioning of the negative effects (pain) and the conditioning of positive reflexes. It is intended that the pregnant woman acquires this knowledge and uses it in the most natural way possible, and without recourse to other methods (e.g. analgesia). With this preparation, a woman in labour increases her threshold of sensitivity to pain, using relaxation and controlled breathing techniques during uterine contraction and childbirth. Thus, this research aims: to characterize the perception of puerperal women in labour and delivery and their facilitating factors and constraints; to investigate the perception of mothers regarding the contributions of the psychoprophylactic method for labour and delivery; to assess the knowledge acquired by puerperal women in preparation classes for delivery using the psychoprophylactic method; to characterize the opinion of puerperal women regarding preparation classes for childbirth using the psychoprophylactic method. The technique for data collection used in this qualitative study was the semi-structured interview which involved puerperal women, primiparous (n = 8), who attended preparation classes for childbirth using the psychoprophylactic method. The content analysis of all the interviews showed that most respondents considered that during labour and delivery: they applied the techniques learned during the training of the psychoprophylactic method; that pain was the main constraining factor; breathing and relaxation techniques helped to control pain; their anxiety, fear and uncertainty of the moment also generated a mixture of concern and lack of control which caused difficulty in the application of breathing and relaxation techniques; all agreed that the main facilitating factors were the use of breathing and relaxation techniques, a better understanding of their body and the importance of the presence of experienced professionals and specialists in obstetrics and maternal health. The interviewees also recognized the usefulness of the preparation for childbirth using the psychoprophylactic method and showed a good knowledge of the termination of the pregnancy stage, being able to describe the signs of early labour, and that their learning regarding the different types of breathing was fundamental in the control of their bodies and that they were able to apply what they had learned in class in the second stage. Finally, all respondents said they liked the childbirth preparation classes which applied the psychoprophylactic method; they evaluated the personal and professional skills of teachers in the class positively and said they would recommend these classes to other pregnant women. Therefore, the conclusions of this research reinforce the importance of preparation for labour and childbirth with the psychoprophylactic method.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19689
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Beatriz Veloso Esteves Araújo Correia.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID