Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19533

TítuloA gestão da formação na Associação Empresarial de Portugal - AEP formação, inter - empresas
Autor(es)Queiroz, Sofia Maria de Matos Chaves de Magalhães
Orientador(es)Rocha, Maria Custódia Jorge da
Data2011
Resumo(s)A gestão da formação é um processo crucial que se reflecte nas práticas formativas. A literatura académica não é unânime na definição de formação, nem tão pouco na forma como esta deve ser gerida. Pode-se, contudo, como neste estudo se procura mostrar, identificar algumas abordagens centrais face a esta problemática. Muitas destas abordagens apresentam um cariz tecnicista, concebendo a formação como um elemento essencial para cumprir com os requisitos do desenvolvimento de competências técnicas que sirvam para um bom desempenho no posto de trabalho. Simultaneamente, exclui-se do campo da formação dimensões relacionais, individuais e contextuais, centrais para a formação do indivíduo. Outras abordagens apresentam um conjunto de visões, de um pendor mais humanista, centradas no envolvimento dos actores no processo formativo, perspectivando a formação não só como elemento favorecedor do trabalho e da economia mas também, e sobretudo, como uma fonte de satisfação e de melhoria das condições pessoais e sociais. Neste trabalho, e perante estas perspectivas, traçou-se um percurso investigativo de forma a constatar quais são os sentidos dados à formação quando esta é posta em prática, no caso concreto numa Associação Empresarial. Estes “sentidos” são dados por todos aqueles que colaboram no processo formativo, nomeadamente por aqueles que gerem a formação e que acompanham o seu desenvolvimento no decorrer do tempo – os técnicos/consultores de formação. Estes actores do processo formativo são os “responsáveis” pelas acções de formação e, por isso, pela boa execução das tarefas de concepção, preparação, desenvolvimento e avaliação da formação/acção. Este trabalho afigura-se como um contributo para um melhor entendimento das práticas de gestão da formação e sobre a forma como elas são congruentes, ou não, com as diversas perspectivas teóricas. Nele se conclui que as práticas de desenvolvimento da formação e da sua gestão se inserem numa perspectiva neo-taylorista de actuação, consolidando uma concepção de formação essencialmente tecnicista, tanto no seu conteúdo como na sua forma de gestão.
The management training is a crucial process that is reflected in training practices. The academic literature is not unanimous on the definition of training, nor on how this should be managed. You can, however, as this study attempts to show, to identify some core approaches address this problem. Many of these approaches have a technicist nature, conceiving education as an essential element to comply with the requirements of the development of technical skills that will serve for a good performance on the job. At the same time, is excluded from the training field relational dimensions, individual and contextual, central to the formation of the individual. Other approaches have a number of visions of a more humanistic bent, centered on the involvement of actors in the training process, viewing the formation not only as element to facilitate the work and the economy but also and especially as a source of satisfaction and improvement of personal and social conditions. In this work, and before these prospects, was drawn up an investigative journey in order to see what are the directions given to the training when it is put into practice, in this case a Business Association. These "senses" are given by all those who collaborate in the formation process, particularly by those who manage training and accompanying its development over time - the technical / training consultants. These “actors” in the training process are responsible for training and, therefore, the proper execution of the tasks of design, preparation, development and evaluation of training / action. This work appears as a contribution to a better understanding of management practices and training on how they are congruent or not with the various theoretical perspectives. It concludes that the development of training practices and its management are part of a neo - Taylorist action, consolidating a design essentially technical training, both in its content as in its management.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19533
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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