Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/19512

TitleO uso de esquemas-síntese na lecionação da filosofia
Author(s)Carvalho, Sérgio Manuel Teixeira de
Advisor(s)Martins, Custódia
Issue date2011
Abstract(s)O mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário está estruturado de forma a que o mestrando faça o seu Estágio Profissional e reflita sobre o mesmo. O presente relatório apresenta a experiência de Estágio Pedagógico Supervisionado em Filosofia e é fruto do culminar de dois anos de formação para o exercício da docência. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Maximinos, em Braga. É fruto da experiência de planificação, lecionação e avaliação, elementos estes que formam o mestrando para a docência. Para além de espelhar esta experiência pedagógica, o relatório apresenta também uma dimensão investigativa integrada no estágio realizado. O tema escolhido para investigação foi O uso de Esquemas-Síntese na Lecionação da Filosofia. Durante as aulas lecionadas, procurou-se utilizar esta estratégia de modo que os alunos pudessem avaliá-la e verificar a sua pertinência para a lecionação da Filosofia. O presente trabalho procura refletir não só todo o trabalhado pedagógico de planificação, lecionação e avaliação, mas também o modo como os esquemas-síntese influenciam as aulas e os alunos de filosofia.
The master’s degree in Teaching Philosophy in Secondary Education is structured so that de masters do his practice of teaching and reflects about the same. This Teaching Practice Report has the experience of teaching philosophy and is the result of two years of formation to the teaching. The teaching practice was made in Maximinos Secondary Scholl, in Braga. Is the product of the experience of planning, teaching and evaluation, that structures the master’s degree for teaching. Beyond reflect the pedagogic experience, the Teaching Practice Report has a investigative dimension integrated on the performed teaching practice. The theme chosen to investigation was The using of synthesis-schemes in the teaching of philosophy. During the classes i tried to use this strategy in the way that students could evaluate and and determine his relevance to the teaching of philosophy. The present work tries to reflect not only the whole educational work of planning, teaching and evaluation, but also how the synthesis-schemes affect the classes and the students of philosophy.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19512
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sérgio Manuel Teixeira de Carvalho.pdf
  Restricted access
1,65 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID