Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19215
Título: | A expressão escrita no ensino do espanhol como Língua Estrangeira |
Autor(es): | Guarda, Cátia Confraria |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Dono López, Pedro |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este relatório focaliza o tema do meu projecto de intervenção: “A expressão escrita no ensino do
espanhol como Língua Estrangeira (LE)”, e pretende espelhar todo o trabalho realizado no
âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol numa escola
pertencente ao distrito de Braga, à luz de um enquadramento teórico.
Ao longo destas páginas, estarão explícitos todos os passos para a concretização do meu
projecto no âmbito da expressão escrita na aula de ELE. Para tal, tive como objectivo investigar,
criar estratégias e actividades de promoção da EE (Expressão Escrita) na aula de LE e reflectir
tendo em conta os resultados obtidos, analisando o seu impacto na turma – alvo.
Numa primeira fase apliquei dois inquéritos. O primeiro inquérito com o intuito de conhecer os
gostos/ preferências e dificuldades da turma, assim como, as expectativas em relação à
disciplina de espanhol e o segundo relacionado com a EE. Numa segunda fase, que
correspondeu à fase de implementação do Projecto em contexto sala de aula, programei
estratégias e actividades de forma a concretizar todos os objectivos definidos previamente. Por
fim, recolhi dados dos inquéritos de auto-regulação dos alunos e expressões escritas elaboradas
por eles, e analisei-os, de forma a constatar evolução/ desenvolvimento ao nível da expressão
escrita.
Se inicialmente, os alunos revelaram dificuldade em estruturar um texto e apresentaram erros
devido à influência da sua LM, no final da implementação do plano de intervenção, constata-se
que os alunos evoluíram, revelando desenvolvimento ao nível da EE, assim como, ao nível do
desenvolvimento da capacidade de reflexão e da sua autonomia.
Continuar a implementar este projecto na turma - alvo, até ao final do 3ºCiclo, poderia ser
benéfico. Por um lado, poderíamos ter a oportunidade de observar o desenvolvimento da EE, de
acordo com as propostas do QECR para as Línguas e das Metas de Aprendizagem propostas
pelo Ministério de Educação, através da diversificação do tipo de actividades escritas, como por
exemplo, a escrita criativa; e por outro, verificar se há a presença da fossilização devido à
influência da LM, apesar das diversas estratégias implementadas. This report focuses on the theme of my intervention project: "The writing in teaching Spanish as a Foreign Language (FL)”. With it I intend to show all the work done under the Professional traineeship of the Masters in Teaching Portuguese and Spanish in a school belonging to the district of Braga, in the light of a theoretical framework. Throughout these pages, I explain all the taken steps for the completion of my project in the writing class of Spanish as a Foreign Language. To this end, I aim to investigate, develop strategies and activities to promote the writing skills in the class of SFL taking into account and reflecting upon the results obtained by analyzing its impact on the target class. Initially I applied two surveys. The first survey intended to meet the tastes / preferences and difficulties of the class, as well as expectations regarding the subject (Spanish) and the second one was related to writing skils. In a second phase, which corresponded to the implementation part of the project in the classroom context, I developed strategic programs and activities in order to achieve all the objectives outlined previously. Finally, I collected data from the surveys of self-regulation and students' written expression tasks done by them which were analyzed in order to observe the evolution / development of the students’ writing level. If initially, the students shown difficulty in structuring a text and made writing errors due to the influence of their mother tongue, at the end of the implementation of the intervention plan, it appears that students have evolved, revealing a great development of their writing skills , as well as their capacity for reflection and autonomy. It could be beneficial to Continue implementing this project in the target class up until the end of the 3rd cycle. Firstly, we would have the opportunity to observe the development of the writing skill, in accordance with the proposals of the CEFR for Languages and Learning Goals proposed by the Ministry of Education, by diversifying the type of written activities, for example, creative writing, and secondly, we would check for the presence of fossilization due to the influence of the mother tongue, despite the various strategies implemented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19215 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Confraria Guarda.pdf Acesso restrito! | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |