Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18701

TítuloYoga com crianças: um caminho pedagógico-didáctico
Autor(es)Martins, Florbela dos Santos
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveYoga
Crianças do pré-escolar
Didáctica
Educação
Pre-school
Children
Didactic
Education
Data2011
Resumo(s)O Yoga é uma filosofia milenar proveniente da Índia, que representa a união do homem com a sua natureza superior, ou seja, a união de todos os seus poderes: do intelecto, do corpo e das emoções (Saraswati, 2002). Yoga para crianças é uma forma de educação integral, que utiliza a experiência corpórea - sensorial como suporte para a aprendizagem. Este estudo (realizado no âmbito do Mestrado em Estudos da Criança, Área de Especialização em Educação Física e Lazer), tem por objectivos gerais: conhecer as práticas de yoga mais apreciadas pelas crianças e conhecer as expectativas dos pais relativamente ao yoga. A amostra é constituída por vinte e uma crianças, entre os três e os seis anos de idade, do jardim-de-infância de Portuzelo - Meadela (Viana do Castelo). A partir dos instrumentos de recolha de dados, observação participante, entrevistas em pequeno grupo às crianças e entrevistas aos pais, foi possível fazer emergir as conclusões: os exercícios e as posturas psicobiofísicas (âsanas) mais apreciados pelas crianças são aqueles que estão associados a animais, a situações engraçadas e ligadas ao prazer ou que lhes chamam a atenção/curiosidade; as crianças gostam muito da prática de yoga no jardim-de-infância e aplicam os conhecimentos adquiridos; as crianças comunicam as histórias que são exploradas nas sessões de yoga, as posturas psicobiofísicas (âsanas) e momentos de imaginação/contemplação; os pais das crianças revelam alguns conhecimentos sobre o yoga e consideram que com a prática de yoga e o desenvolvimento de exercícios de yoga na sala de actividades, os seus filhos mostram diferenças, essencialmente, a nível comportamental. Na sua maioria, falam que as crianças apresentam mais serenidade, espírito crítico e reflexivo. Pelos benefícios práticos observados nos seus próprios filhos, como, por exemplo ao nível da autoestima, aprendizagem/competências, concentração, serenidade, melhorias comportamentais, postura corporal e outras possibilidades do corpo, como o equilíbrio, com a prática de yoga, pensam os pais das crianças que o yoga deve fazer parte da prática educativa. Este estudo, em última análise, pretende contribuir para um novo olhar didáctico - pedagógico no campo da Educação do movimento, tomando como objecto de intervenção o yoga com crianças.
Yoga is an ancient philosophy originated in India, which represents the union of human being with his higher nature, that is, the union of all its powers: the intellect, the body and the emotions (Saraswati, 2002). Yoga for children is a form of holistic education, which uses the corporeal, sensory experience as way of learning. This study (conducted within a Masters in Child Studies, Specialization in Physical Education and Leisure), have as general aims: to know the practices of yoga most appreciated by children and the parents' expectations towards yoga. The sample was composed by twenty-one children, with ages ranging from three to six years old from Portuzelo - Meadela pre-school (Viana do Castelo). Based on the data collection tools such as active observation, interviews, small group interviews with children and parents, it was possible to conclude that: psychobiophysicians exercises and postures (âsanas) most appreciated by children are the ones associated with animals, funny situations and the feel of pleasure or the ones that trigger their attention/curiosity; pre-school children are very fond of the practice of yoga applying the knowledge acquired; children communicate the stories that are explored in the yoga sessions, the psychobiophysicians postures (âsanas) and moments of imagination/contemplation; parents of children show some knowledge about yoga and believe that, with the practice of yoga and the development of yoga exercises in the activity room, their children show differences mostly at the behavioral level. The majority states that children are more serene and show a higher critical and reflective spirit. Supported by the practical benefits observed in their own children, namely at the self-esteem, learning/skills, concentration, serenity, behavioral improvements and body posture level among other possibilities such as balance, children’s parents are in favor of yoga be part of the educational practice. This study ultimately aims to contribute for a new pedagogical-didactic look in the Educational motion field having yoga as interventional tool with children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18701
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Florbela dos Santos Martins.pdf
Acesso restrito!
2,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID