Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18701
Título: | Yoga com crianças: um caminho pedagógico-didáctico |
Autor(es): | Martins, Florbela dos Santos |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Yoga Crianças do pré-escolar Didáctica Educação Pre-school Children Didactic Education |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O Yoga é uma filosofia milenar proveniente da Índia, que representa a união do homem
com a sua natureza superior, ou seja, a união de todos os seus poderes: do intelecto, do
corpo e das emoções (Saraswati, 2002). Yoga para crianças é uma forma de educação
integral, que utiliza a experiência corpórea - sensorial como suporte para a
aprendizagem.
Este estudo (realizado no âmbito do Mestrado em Estudos da Criança, Área de
Especialização em Educação Física e Lazer), tem por objectivos gerais: conhecer as
práticas de yoga mais apreciadas pelas crianças e conhecer as expectativas dos pais
relativamente ao yoga. A amostra é constituída por vinte e uma crianças, entre os três e
os seis anos de idade, do jardim-de-infância de Portuzelo - Meadela (Viana do Castelo).
A partir dos instrumentos de recolha de dados, observação participante, entrevistas em
pequeno grupo às crianças e entrevistas aos pais, foi possível fazer emergir as
conclusões: os exercícios e as posturas psicobiofísicas (âsanas) mais apreciados pelas
crianças são aqueles que estão associados a animais, a situações engraçadas e ligadas ao
prazer ou que lhes chamam a atenção/curiosidade; as crianças gostam muito da prática
de yoga no jardim-de-infância e aplicam os conhecimentos adquiridos; as crianças
comunicam as histórias que são exploradas nas sessões de yoga, as posturas
psicobiofísicas (âsanas) e momentos de imaginação/contemplação; os pais das crianças
revelam alguns conhecimentos sobre o yoga e consideram que com a prática de yoga e o
desenvolvimento de exercícios de yoga na sala de actividades, os seus filhos mostram
diferenças, essencialmente, a nível comportamental. Na sua maioria, falam que as
crianças apresentam mais serenidade, espírito crítico e reflexivo. Pelos benefícios
práticos observados nos seus próprios filhos, como, por exemplo ao nível da autoestima,
aprendizagem/competências, concentração, serenidade, melhorias
comportamentais, postura corporal e outras possibilidades do corpo, como o equilíbrio,
com a prática de yoga, pensam os pais das crianças que o yoga deve fazer parte da
prática educativa.
Este estudo, em última análise, pretende contribuir para um novo olhar didáctico -
pedagógico no campo da Educação do movimento, tomando como objecto de
intervenção o yoga com crianças. Yoga is an ancient philosophy originated in India, which represents the union of human being with his higher nature, that is, the union of all its powers: the intellect, the body and the emotions (Saraswati, 2002). Yoga for children is a form of holistic education, which uses the corporeal, sensory experience as way of learning. This study (conducted within a Masters in Child Studies, Specialization in Physical Education and Leisure), have as general aims: to know the practices of yoga most appreciated by children and the parents' expectations towards yoga. The sample was composed by twenty-one children, with ages ranging from three to six years old from Portuzelo - Meadela pre-school (Viana do Castelo). Based on the data collection tools such as active observation, interviews, small group interviews with children and parents, it was possible to conclude that: psychobiophysicians exercises and postures (âsanas) most appreciated by children are the ones associated with animals, funny situations and the feel of pleasure or the ones that trigger their attention/curiosity; pre-school children are very fond of the practice of yoga applying the knowledge acquired; children communicate the stories that are explored in the yoga sessions, the psychobiophysicians postures (âsanas) and moments of imagination/contemplation; parents of children show some knowledge about yoga and believe that, with the practice of yoga and the development of yoga exercises in the activity room, their children show differences mostly at the behavioral level. The majority states that children are more serene and show a higher critical and reflective spirit. Supported by the practical benefits observed in their own children, namely at the self-esteem, learning/skills, concentration, serenity, behavioral improvements and body posture level among other possibilities such as balance, children’s parents are in favor of yoga be part of the educational practice. This study ultimately aims to contribute for a new pedagogical-didactic look in the Educational motion field having yoga as interventional tool with children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18701 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Florbela dos Santos Martins.pdf Acesso restrito! | 2,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |