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https://hdl.handle.net/1822/18697
Título: | Estudo de caso de exploração do potencial das TIC no processo educativo de uma aluna com Ataxia |
Autor(es): | Oliveira, Ana Teresa Lobo Pinto de |
Orientador(es): | Osório, António José Santos, Anabela Cruz dos |
Palavras-chave: | Inclusão Necessidades educativas especiais Ataxia TIC Sintetizador de voz Inclusion Special educational needs ICT Voice synthesizer |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O conceito de Educação Inclusiva é actualmente um paradigma educacional incontornável
para a escola e para a sociedade e é nesta perspectiva que as TIC podem ser uma ferramenta
estruturante na metodologia de resposta à diversidade.
O presente estudo tem por base este princípio e foca o trabalho desenvolvido numa Unidade
de Apoio Especializado à Multideficiência com uma aluna com Ataxia, que apresenta incapacidade
total ao nível da oralidade verbal e graves dificuldades na motricidade fina.
O estudo compreende três fases que decorrem em simultâneo e interligadas entre si:
Numa primeira e com o objectivo de construir um Programa Educativo Individual eficaz e de
qualidade, começa por identificar e avaliar as competências da aluna ao nível das suas capacidades
e das suas necessidades.
A segunda, aborda e descreve a intervenção educativa directa ao nível das TIC e a sua
integração no currículo e na aprendizagem da aluna.
E a terceira, relata todo um processo que se estende por quase 2 anos lectivos em que se
intenta que esta aluna adquira ajudas técnicas consideradas necessárias, aliás previstas na Lei,
para sua inclusão académica, física e social. The concept of Inclusive Education is considered an educational paradigm for the contemporary society and it is within this context that ICT can be viewed as a constructive methodological tool in the response to Inclusion. The present study is based on this philosophy and focuses on the work carried out in a support unit specialized in multiple severe disabilities, with a student with Ataxia, with severe difficulties in communication and fine motor abilities. The study comprises three interconnected phases that take place simultaneously: The first phase aims to build an effective Individual Educational Program, by identifying and assessing the competencies of the student in relation to her abilities and needs. The second phase discusses and describes the educational intervention related to ICT and its integration into the curriculum and the student’s learning. Finally, the third phase describes the whole process over the period of almost two school years, which aims to develop the technical aids deemed necessary (and stipulated by law) for the student’s academic, physical and social inclusion. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18697 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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