Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17052

TítuloQualidade das águas subterrâneas em zonas costeiras: caso de estudo do aquífero livre de Esposende - Vila do Conde (NW de Portugal)
Autor(es)Fonseca, Pedro Gomes da
Lima, Alberto da Silva
Palavras-chaveMasseiras
Águas subterrâneas
Ambiente costeiro
Nitratos
Agricultura
DataAbr-2011
Resumo(s)As regiões costeiras são áreas que têm sido intensamente ocupadas pelos aglomerados populacionais, pela agricultura e pelo turismo, pelo que as solicitações de água nestas zonas são, em geral, elevadas. Do ponto de vista hidrogeológico, estas regiões apresentam algumas peculiaridades, por constituírem áreas predominantemente de descarga aquífera e por se situarem próximas do oceano, onde o equilíbrio da interface água doce/água salgada pode facilmente ser alterado. O sector estudado encontra-se inserido na Zona Vulnerável de Esposende – Vila do Conde, uma das oito zonas vulneráveis identificadas em Portugal continental. Estas zonas são definidas como “…aquelas que drenam para águas poluídas ou susceptíveis de serem poluídas por nitratos, se não forem tomadas medidas” (Directiva 91/676/CEE, do Conselho, de 12 de Dezembro de 1991). Na área em estudo, o abastecimento de água de consumo às populações é feito maioritariamente a partir da rede pública. No entanto, as águas subterrâneas constituem importantes recursos hídricos, particularmente para a actividade agrícola, muito intensa na região. Na zona em estudo, as águas subterrâneas associadas ao aquífero livre costeiro apresentam mineralizações anormalmente elevadas, traduzindo-se por valores de condutividade eléctrica entre 600 μS/cm e 1200 μS/cm. Apresentam maioritariamente pH no domínio alcalino, aparentemente devido ao uso intensivo de corretores da acidez natural dos solos. Pela mesma razão, os teores de bicarbonato e de cálcio são muito elevados. De um modo geral, as águas subterrâneas estudadas não apresentam qualidade compatível com o uso agrícola. Não obstante a proximidade ao mar, a influência marinha apresentou-se de pouca relevância.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17052
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIG-R - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
159.pdfDocumento principal1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID