Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16478

TítuloLer melhor para ler mais
Autor(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveCompreensão leitora
Estratégias
Metacompreensão
Aprender a compreender
DataNov-2011
Resumo(s)Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ao longo do seu percurso escolar como podem estar, igualmente, a limitar a motivação para a leitura. Encontramos aqui um ciclo complexo de causalidade entre compreensão e leitura: quem lê mais lê melhor e quem lê melhor lê mais. Neste sentido é necessário empreender acções que contribuam para elevar o nível de compreensão leitora dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se as linhas mestras dos programas “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer”, destinados, respectivamente, a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Baseados nos modelos teóricos sobre compreensão e na abordagem vygotskiana da aprendizagem, apresentam como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e de metacompreensão.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16478
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ler melhor para ler mais.pdf6,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID