Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16324

TítuloO burocrático e o político na administração universitária. Continuidades e rupturas na gestão dos recursos humanos docentes na Universidade Agostinho Neto (Angola)
Autor(es)Silva, Eugénio Alves da
DataJul-2004
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Esta tese, construída em torno da análise compreensiva de uma universidade africana, aborda fundamentalmente as interconexões entre duas dimensões organizacionais estudadas no âmbito da teoria das organizações: a dimensão racional-burocrática, com as suas características de rigidez, estabilidade e uniformidade e a dimensão política, com os traços de conflitualidade, ambiguidade e variabilidade. Ambas, abordadas através dos modelos respectivos da burocracia e de sistema político, configuram sistemas de dominação que mantêm entre si relações complexas que vão do reforço mútuo à anulação recíproca. Pretende-se discutir e argumentar a prevalência da configuração burocrática da Universidade de Angola relativamente à sua feição política num contexto de mudanças socioculturais ligadas à substituição revolucionária de uma sociedade colonial capitalista por um regime socialista e, mais recentemente, a evolução para uma situação de economia de mercado. O problema objecto da tese é a análise das articulações e desarticulações entre o burocrático e o político para esclarecer o modo como o sistema burocrático tem sobrevivido às mutações político-ideológicas do contexto universitário. Do ponto de vista teórico trata-se de compreender como é que as lógicas burocráticas fundadas na hierarquia, autoridade e conformidade “convivem” com a racionalidade política baseada no dissenso, na negociação e instabilidade. Na prática, trata-se de “descobrir” como uma revolução de carácter socialista reproduziu e reforçou a dimensão burocrática da administração universitária em Angola apesar da influência político-ideológica do “partido de vanguarda”. Admitindo o “modo bifacial de administração universitária” tentou-se caracterizar, através do estudo das percepções e representações dos docentes universitários angolanos, as manifestações das articulações e desarticulações entre o burocrático e o político e conhecer as influências desta “administração dual” sobre a actividade e carreira académicas e, em particular, sobre as políticas e práticas de gestão dos recursos humanos docentes nesta universidade
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16324
ISBN972-7746-27-X
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções: CIEd - Livros (Autor) / Books (Author)

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