Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/16278
Título: | Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares |
Autor(es): | Ferraz, Nelson Silva, Bento Duarte |
Data: | 2003 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Resumo(s): | Os autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16278 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares.pdf | 825,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |