Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16278

TítuloUma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
Autor(es)Ferraz, Nelson
Silva, Bento Duarte
Data2003
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Resumo(s)Os autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16278
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID