Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15825

TítuloInventário de compreensão de textos na modalidade de leitura: construção e validação
Autor(es)Santos, Sandra Cristina Silva
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveCompreensão
Leitura
Metas de aprendizagem
Avaliação
Comprehension
Reading
Learning benchmarks
Assessment
Data2011
Resumo(s)Na sociedade atual, o sucesso nos diferentes aspetos da vida depende, em larga medida, da competência de leitura, visto que a comunicação e transmissão do conhecimento é predominantemente efetuada através de fontes impressas (Ribeiro, 2005). O estudo da compreensão leitora é fundamental para a prevenção e o diagnóstico de dificuldades de leitura, bem como para a avaliação dos efeitos de programas de intervenção. No entanto, os instrumentos de avaliação existentes no nosso país encontram-se ainda em fase de elaboração ou não apresentam estudos de validade para que possam ser utilizados em avaliações fiáveis de níveis de desempenho (Sim-Sim & Viana,2007). É neste contexto que se inscreve esta dissertação cujo objetivo é descrever a construção e validação do Inventário de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura (ICTML). A prova inclui um texto narrativo e outro informativo. Os itens compreendem perguntas que requerem respostas de escolha múltipla. Para cada item são propostas 3 alternativas das quais apenas uma está correta. Os itens avaliam a compreensão literal (12), a compreensão inferencial (10), a reorganização de informação (3) e a compreensão crítica (2). A prova pode ser aplicada de modo coletivo ou individual e é realizada sem tempo limite. O ICTML foi administrado a 81 crianças do 3.º ano do 1.º Ciclo de um agrupamento de escolas da zona norte do país. Para avaliar a validade da prova foram aplicadas outras medidas: PRP – Prova de Reconhecimento de Palavras; TCL – Teste de Compreensão Leitora; TIL – Teste de Idade de Leitura, a prova Memória de Dígitos em sentido inverso; e a avaliação do desempenho em leitura (compreensão) efetuada pelos professores. Os resultados da análise estatística dos itens apontaram valores de índice de dificuldade elevados indicando que se trata de uma prova fácil. Em estudos posteriores será necessário incluir itens com índice de dificuldade mais baixo de modo a aumentar a sensibilidade da prova. O valor médio do índice de discriminação é de 0.70, variando entre 0.20 e 0.95. O valor do coeficiente de consistência interna é elevado (0.84). Os coeficientes de correlação do ICTML foram positivos e estatisticamente significativos com os resultados obtidos pelos alunos no TCL, no TIL e com a avaliação dos professores. Os coeficientes de correlação do ICTML com a Memória de Dígitos em sentido inverso e a PRP não são estatisticamente significativos. Tendo em conta a relevância deste instrumento e a exploração das suas características psicométricas, sugere-se a continuidade da investigação na área, nomeadamente a realização de um estudo com uma amostra mais alargada e superando as limitações enumeradas relativamente ao índice de dificuldade dos itens.
In today's society, success in the different aspects of life depends, to a large extent, on the reading ability, as the communication and transmission of knowledge is predominantly done through written sources (Ribeiro, 2005). The study of reading comprehension is fundamental to the prevention and the diagnosis of reading difficulties, as well as to the assessment of the impact on intervention programs. However, in our country the existing assessment instruments are either, still in the early stages of elaboration, or they don't present validation studies so they can be used in reliable performance level assessments (Sim-Sim & Viana, 2007). It's in this context that this dissertation is developed. The main objective is to describe the construction and validation of the Text Reading Comprehension Inventory (TRCI). This instrument includes both narrative and informative texts. The items consist of questions that require multiple choice answers. It is proposed for each item 3 alternatives from which only one is correct. The items assess the literal comprehension (12), inferential comprehension (10), information rearrangement (reorganization) (3) and critical comprehension (2). The test can be individually or collectivelly applied and it is performed without a time limit. The TRCI was administered to 81 children of the 3rd grade attending schools from northern zones of the country. To assess the validity of the TRCI other measures were applied: WRT – Word Reading Test; RCT – Reading Comprehension Test; ART – Age Reading Test; Backward Digit Span task; and performance assessment in reading (comprehension) carried out by teachers. The items’ statistical analysis results pointed out high difficulty index values indicating that it is an easy test. In subsequent studies it would be necessary to include items with lower difficulty index in order to increase the sensitivity of this instrument. The average value of the discrimination index is 0.70, ranging between 0.20 and 0.95. The value of the internal consistency coefficient is high (0.84). The correlation coefficients of ICTML were positive and statistically significant with the results obtained in RCT, ART and the assessment made by teachers. The correlation coefficients of ICTML with the Backward Digit Span task and WRT are, on the other hand, not statistically significant. Considering the relevance of this instrument and the exploitation of their psychometric characteristics, we suggest the continuity of research in the area, including a study with a wider sample and overcoming the constraints listed on the items’ difficulty index.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15825
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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