Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/15501

TitleEnsinar fracções no 1.º ciclo: facilidades e constrangimentos
Author(s)Cardoso, Paula
Mamede, Ema
KeywordsSignificados de fracção
Conhecimento do professor
Conceito de fracção
Teacher knowledge
Concept of fraction
Interpretations of fraction
Issue date2011
PublisherInstituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe
Abstract(s)Face ao novo Programa de Matemática que prolonga o contacto com as fracções no 1.º ciclo, importa perceber que conhecimentos têm os professores sobre o conceito de fracção e os significados de fracção. Para tal entrevistaram-se oito professores do 1.º ciclo. Esta investigação procura responder às questões: 1) Que conhecimentos têm os professores sobre o conceito de fracção? 2) Que conhecimentos têm sobre os significados de fracção? Os dados sugerem que a concepção de fracção dos professores é deficiente. O conhecimento do Programa é limitado, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos professores.
The new Mathematic Programme extends the teaching of fractions in primary school. Therefore, it is important to analyse teacher’s knowledge about the concept of fractions and the interpretations of fractions. Eight primary school teachers were interviewed. This research addresses: 1) What concept of fraction do teachers possess? 2) What types of interpretations do teachers possess? Results suggest that teachers possess a limited concept of fraction. Their knowledge about the Programme of Mathematic is also limited. Most of the teachers do not recognise the quotient interpretation of fraction.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/15501
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
III Bienal_2011 Paula & Ema.pdf
  Restricted access
Documento principal77,66 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID