Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15501
Título: | Ensinar fracções no 1.º ciclo: facilidades e constrangimentos |
Autor(es): | Cardoso, Paula Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Significados de fracção Conhecimento do professor Conceito de fracção Teacher knowledge Concept of fraction Interpretations of fraction |
Data: | 2011 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe |
Resumo(s): | Face ao novo Programa de Matemática que prolonga o contacto com as fracções no 1.º ciclo, importa perceber que conhecimentos têm os professores sobre o conceito de fracção e os significados de fracção. Para tal entrevistaram-se oito professores do 1.º ciclo. Esta investigação procura responder às questões: 1) Que conhecimentos têm os professores sobre o conceito de fracção? 2) Que conhecimentos têm sobre os significados de fracção? Os dados sugerem que a concepção de fracção dos professores é deficiente. O conhecimento do Programa é limitado, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos professores. The new Mathematic Programme extends the teaching of fractions in primary school. Therefore, it is important to analyse teacher’s knowledge about the concept of fractions and the interpretations of fractions. Eight primary school teachers were interviewed. This research addresses: 1) What concept of fraction do teachers possess? 2) What types of interpretations do teachers possess? Results suggest that teachers possess a limited concept of fraction. Their knowledge about the Programme of Mathematic is also limited. Most of the teachers do not recognise the quotient interpretation of fraction. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15501 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
III Bienal_2011 Paula & Ema.pdf | Documento principal | 77,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |