Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15129

TítuloValidação da escala clima para criatividade em sala de aula
Outro(s) título(s)Validation study of the classroom climate for creativity scale
Autor(es)Fleith, Denise de Souza
Almeida, Leandro S.
Peixoto, Francisco José Brito
Palavras-chaveClima de sala de aula
Criatividade
Ensino fundamental
Escala
Classroom climate
Creativity
Elementary school level
Scale
Data2011
EditoraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
RevistaEstudos de Psicologia
Resumo(s)O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.
The purpose of this study was to adapt and validate the Classroom Climate for Creativity Scale for 5th grade Elementary School students. The instrument was administered to 504 students, from both public and private schools in the Federal District of Brasilia, in order to assess the classroom climate in the subjects of Portuguese and Mathematics. The results of the confirmatory factor analysis showed three dimensions associated with classroom climate for creativity: teacher’s stimulus to creativity, student’s self-perception of creative characteristics and student’s motivation for learning. The alpha coefficient values varied between 0.69 and 0.88. It was concluded that the three-factor model is adequate and, therefore, the scale can be used for research and assessment of the extent to which classroom climate enhances creativity.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15129
ISSN0103-166X (versão impressa)
1982-0275 (versão online)
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/estpsi/v28n3/a02v28n3.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Validação da escala clima para criatividade em sala de aula.pdfArtigo em Revista334,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID