Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/14797

TitleO conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Author(s)Cardoso, Paula
Mamede, Ema
KeywordsSignificados de fracção
Conhecimento do professor
Professor do 1.º ciclo
Issue dateSep-2011
PublisherAssociação de Professores de Matemática (APM)
Abstract(s)Este artigo descreve um estudo com oito professores do 1.º ciclo que pretende conhecer que conceito de fracção e seus significados possuem estes professores. Procurou-se então responder às seguintes questões: 1) Que conhecimento possuem os professores dos diferentes significados de fracção? 2) Que conhecimento didáctico possuem os professores sobre estes significados? Conduziram-se entrevistas semi-estruturadas a oito professores do 1.º ciclo de escolas em que o novo Programa está em funcionamento experimental. Os resultados revelaram que os professores possuem uma deficiente concepção de fracção e um limitado conhecimento do novo Programa. A maioria dos professores afirma que no 1.º ciclo só são abordados os significados parte-todo e operador, sendo o significado quociente desconhecido pela maioria dos entrevistados. A selecção das tarefas para a sala de aula é feita tendo em conta, não o grau de dificuldade do significado em que a fracção é usada, mas apenas a magnitude dos números envolvidos no problema.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/14797
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XXII SIEM Cardoso & Mamede.pdf
  Restricted access
Documento principal180,59 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID