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https://hdl.handle.net/1822/13692
Título: | Desenvolvimento profissional docente: contextos e oportunidades de aprendizagem na escola |
Autor(es): | Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Desenvolvimento profissional Oportunidades de aprendizagem Contextos de trabalho |
Data: | 7-Set-2011 |
Editora: | Universidade da Coruña |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Resumo(s): | Esta comunicação tem como principal objectivo evidenciar alguns dos impactos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e respectiva regulamentação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) na (re)construção da(s) identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Os resultados que evidenciaremos resultam de uma investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, em Portugal, com professores do 1º CEB. A necessidade de elevar os padrões de ensino tem movido os governos europeus a introduzir reformas no trabalho docente com o intuito de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o sucesso educativo. Assim, no caso português, o Ministério da Educação interpretou esta necessidade procedendo a alterações profundas do Estatuto da Carreira Docente e, em simultâneo, à implementação de um novo modelo de avaliação do desempenho, alegando a indispensabilidade de promover o desenvolvimento profissional na escola para que o trabalho dos professores seja eficaz e ocasione melhores resultados na escola e na sala de aula. Tendo em consideração o que foi referido, formulamos algumas das nossas questões de investigação: as escolas possuem as condições necessárias à promoção do desenvolvimento profissional? Serão os ambientes e os contextos de trabalho propícios à aprendizagem docente? Que oportunidades de aprendizagem são criadas aos professores? Neste texto iremos explicitar as percepções dos professores do 1º CEB relatadas nas narrativas biográficas escritas e orais recolhidas em dois períodos distintos (2008 e 2010) e em três grupos de discussão formados para o efeito. Para além das percepções evidenciadas nos textos narrativos dos professores e nas entrevistas de grupo, apresentamos alguns dos resultados recolhidos através da aplicação de um questionário distribuído por 396 professores do 1º CEB e da análise estatística efectuada com os testes Qui-quadrado e Teste t. De uma forma geral, os resultados estatísticos corroboram as percepções dos professores referidas nas narrativas recolhidas nos dois períodos e indicam-nos, entre outros aspectos, que os professores não se sentem motivados para o desenvolvimento profissional em virtude da ausência de contextos impulsionadores e de condições de trabalho, do mal-estar docente e à escassa diversidade de oportunidades de aprendizagem na escola. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13692 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Comunicações / Communications |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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