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TítuloAdaptação académica em estudantes do 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso
Outro(s) título(s)The academic adjustment of the first-year college students: Differences by gender, student status and domain of graduation
Autor(es)Ferreira, Joaquim Armando G.
Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Palavras-chaveAdaptação psicossocial
Sucesso académico
Data2001
EditoraUniversidade de São Francisco
RevistaPsico-USF
CitaçãoFERREIRA, Joaquim Armando; ALMEIDA, Leandro S. y SOARES, Ana Paula C.. Adaptação académica em estudante do 1º ano: diferenças de gênero, situação de estudante e curso. PsicoUSF [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 1-10. ISSN 1413-8271.
Resumo(s)Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avaliar dimensões pessoais, interpessoais e contextuais da adaptação e do sucesso académico. Os resultados sugerem algumas oscilações nas médias obtidas quando tomamos os estudantes da amostra em função do género, da situação de estudante e do curso frequentado. Estes aspectos poderão vir a ser enquadrados numa preocupação mais geral da Universidade com um sucesso académico que não se circunscreva ao rendimento ou às classificações curriculares obtidas, mas antes, que integre os aspectos da adaptação, do rendimento e do desenvolvimento psicossocial experenciado pelo jovens ao longo da sua frequência universitária.
Considering the developmental and contextual approaches in the study of academic adjustment, psychosocial development and academic achievement of first-year college students, the authors analyze the personal and academic experiences of a student sample from University of Minho (n=1273). It was administrated the Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organized into 17 subscales considering personal, interpersonal and environmental dimensions of academic adjustment and success. The results present some mean differences between the groups by gender, student status and major in graduation. The conclusion is that these factors should be taken into account in college politics and practices if we want to produce an increase the chances of accademic success among students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12097
ISSN1413-8271
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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