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TítuloFacetas da literacia: processos de construção do sujeito letrado
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Palavras-chaveLiteracia
Discurso da aula
Manuais escolares
Português
DataDez-2006
EditoraUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
RevistaEducação em Revista
Citação"Educação em Revista". ISSN 0102-4698. 44 (Dez. 2008) 41-67.
Resumo(s)Partindo-se de um entendimento de literacia como prática socialmente situada que implica quer a manipulação da palavra escrita, quer comportamentos, valores, crenças, e saberes sobre o que pode ser dito e feito, como e com que “acessórios”, num domínio de prática particular, discutem-se, neste texto, algumas estratégias que, no âmbito da leitura realizada na escola, têm por função assegurar uma dada configuração da literacia e do sujeito que aí é reconhecido como letrado. Para além das estratégias discursivas que, na aula de língua portuguesa e em manuais escolares, conformam as características do leitor legítimo, discutem-se as representações de leitura e de leitor veiculadas pelos textos antologiados num corpus de manuais escolares. Entre as principais conclusões, destaca-se a visão restrita das funções sociais da leitura bem assim como do papel do leitor, construído que é numa prática de aceitação daquilo que uma voz com autoridade define como a prática de leitura que conta naquele contexto.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12041
ISSN0102-4698
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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