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TítuloConvergência e divergência na percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência
Autor(es)Oliveira, Tânia
Anastácio, Zélia
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveAdolescência
Gravidez
Educação sexual
Família
DataDez-2010
EditoraUniversidade da Beira Interior (UBI)
CitaçãoBRANCO, H. P. L. [et al.], eds. – “Educação para a Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Sustentado : actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde e do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã 2010” [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 374-391.
Resumo(s)Este estudo de carácter descritivo, com abordagem metodológica mista, tem como objectivo verificar a associação entre a gravidez precoce e o uso de informação sobre sexualidade fornecida pela escola e pela família. Estudou-se uma amostra de 30 jovens grávidas em contexto institucional e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país. Utilizou-se um questionário para as adolescentes grávidas e outro para os professores. Complementarmente realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a sete jovens. Pelos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Aquele grupo etário manifesta que a gravidez precoce terá ocorrido num momento errado para ter um bebé, pela falta de condições económicas e sociais. Revela também sentimentos de preocupação em relação ao bebé como consequência da falta de bem-estar físico e psicológico da mãe adolescente. Os resultados dos professores sugerem que a escola estará preparada para responder a esta temática, verificando-se diferenças a nível de género, área de docência, ciclo e tempo de docência. A associação entre as percepções dos professores e as das adolescentes sobre a educação sexual em meio escolar, revela diferenças significativas. Este estudo sugere que: família estruturada será sinónimo de menor incidência de gravidez na adolescência; maior conhecimento acerca da sexualidade contribuirá para mais elevada idade na primeira gravidez; e escola com formação adequada contribuirá para reduzir a taxa de gravidez adolescente.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11182
ISBN978-989-96996-0-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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