Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/11020

TítuloA cidade (re)criada pelo imaginário e cultura lúdica das crianças : um estudo em Sociologia da Infância
Autor(es)Nascimento, Nayana Brettas
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveParticipação
Culturas da infância
Cidade
Cultura lúdica
Sociologia da infância
Participation
Childhood cultures
City
Ludic culture
Sociology of childhood
Participation
Cultures de l'enfance
Ville
Culture ludique
Sociologie de l'enfance
Data19-Out-2009
Resumo(s)A tese A Cidade (Re)Criada pelo Imaginário e Cultura Lúdica das Crianças – Um Estudo em Sociologia da Infância – objetiva realizar uma investigação sociológica sobre as (re)criações e apropriações lúdicas dos espaços e equipamentos urbanos pelas crianças de forma a problematizar as possibilidades de (re)construção da cidade a partir do imaginário e da cultura lúdica da infância. A investigação parte do pressuposto de que as crianças são atores sociais com direito à cidade, portadoras de um conhecimento próprio sobre o espaço urbano que habitam. Realiza-se um estudo de três formas de participação urbana infantil - a participação auto-convidativa em que as crianças se convidam a participar e interagir com uma cidade pensada e construída por adultos para adultos, participação convidativa com os adultos convidando as crianças a participar e pensar sobre a cidade levando em considerações suas idéias, propostas e desejos e participação nas políticas públicas tendo o poder público convidando as crianças a pensar sobre a cidade em que moram integrando suas propostas ao planejamento urbano. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto utiliza-se uma metodologia compósita que abrange três métodos – etnografias urbanas itinerantes e específicas com observações diretas da relação infância e cidade em todos os espaços urbanos ou em locais pré-determinados, análise de conteúdo dos materiais e documentos do Projeto Orçamento Participativo Criança e investigação participativa com as crianças, seus processos de diálogo e partilha de informação entre a pesquisadora e as crianças considerando-as como sujeitas do conhecimento e parceiras da pesquisa. A tese demonstra que há uma tensão entre a cidade pensada, planejada e construída pelos adultos e a cidade desejada, imaginada e (re)criada pelas crianças.
The thesis The City (Re)Created by Imaginary and Ludic Culture of Children - A Study in Sociology of Childhood - aims to conduct a sociological research on the (re) creations and ludic appropriations of spaces and urban facilities by children in order to discuss the possibilities to (re)construct the city from the imaginary and ludic culture of childhood. The research is based on the assumption that children are social actors with the right to the city, and also have an unique knowledge about the urban space that they live in. This study is focussed on three forms of urban participation developed by children - the self inviting participation in which children are invited to participate and interact with a city designed and built by adults for adults, inviting participation in which adults invite children to participate and think about the city taking into consideration their ideas, proposals and wishes. At last, participation in public policy in which the government invite children to think about the city and include their proposals in the urban planning. In order to achieve the objective proposed, this research uses an that includes three different methods - itinerant and specific urban ethnographies which envolves direct observations of the interactions between children and the city, both in predetermined places and in the city altogether, content analysis of the materials concerning the Project “Children Participative Budget”, and participatory investigation with children. with its processes of dialogue and sharing information between the researcher and the children, here considered as true subject of knowledge and partners of the research. The thesis shows that there is a tension between the city thought, planned and constructed by the adults and the city wanted, imagined and (re)created by children.
La thèse La Ville (Re)Créée par L’Imaginaire et Culture Ludique des Enfants - Une Étude de Sociologie de l'Enfance – a pour objective réaliser une recherche sociologique sur les (re)créations et appropriations ludiques des espaces et équipements urbains par les enfants de façon à rendre problématique les possibilités de (re) construction de la ville à partir de l'imaginaire et de la culture ludique de l'enfance. La recherche se développe a partir de la présupposition que les enfants sont des acteurs sociaux appartenant et avec droit à la ville, et qu’ils doivent avoir leurs connaissances propres, sur l'espace urbain qu’ils habitent, être valorisés et leurs idées, leurs désirs et leurs propositions pour la ville doivent être considérées. Une étude de trois formes de participation urbaine infantile est réalisée – la participation auto invité où les enfants s'invitent à participer et interagir avec une ville pensée et construite par des adultes pour des adultes, la participation invité avec les adultes, en invitant les enfants à participer et penser la ville en considérant leurs idées, propositions et désirs, et la participation dans les politiques publiques ayant le pouvoir public qui invite les enfants à penser la ville où ils vivent en intégrant leurs propositions à la planification urbaine. Avec l'intention d'atteindre l'objectif proposé une méthodologie composée est utilisée, qui inclut trois méthodes – ethnographies urbaines itinérantes et spécifiques avec des commentaires directs de la relation enfance et ville dans tous les espaces urbains ou dans des lieux prédéterminés, analyse du contenu des matériels et des documents du Projet Budget Participatif Enfant (Projeto Orçamento Participativo Criança) et recherche participative avec des enfants avec leurs processus de dialogue et partage d'informations entre la chercheuse et les enfants en les considérant comme sujets de la connaissance et des partenaires de la recherche. La thèse démontre qu'il existe une tension entre la ville pensée, prévue et construite par les adultes et la ville désirée, imaginée et (re)créée par les enfants.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/11020
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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