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https://hdl.handle.net/1822/10531
Título: | Desempenho e reabilitação de pontes rodoviárias : aplicação a casos de estudo |
Autor(es): | Costa, Vanessa Miranda da Costa |
Orientador(es): | Oliveira, Daniel V. Varum, Humberto |
Palavras-chave: | Obra de arte Ponte rodoviária Sistema de gestão de obras de arte Inspecção Manutenção, conservação Reparação Reforço Reabilitação Patologia Segurança estrutural Avaliação da segurança Durabilidade Vida útil Bridge Highway bridge Bridge management system Inspection Maintenance Repair Strengthening Rehabilitation Pathology, typical damage Structural safety Structural assessment Durability Service life Ouvrage d'art Pont routière Système de gestion des ouvrages d'art Inspection Maintenance Réparation Renforcer Réhabilitation Pathologie, désordre Securité structural Évaluation de la sécurité Durabilité Vie utile |
Data: | 21-Dez-2009 |
Resumo(s): | O progresso tem permitido o desenvolvimento das redes rodoviárias de todo o mundo e
consequentemente isso reflecte-se num aumento da construção de Obras de Arte. O ritmo
crescente de pontes, aliado ao controlo dos custos e prazos para a sua realização, faz com que
se descuidem muitas vezes os aspectos relativos à qualidade e durabilidade das estruturas.
Muitas destas pontes têm mais de 30 anos, tendo sofrido ao longo do tempo diversos
mecanismos de deterioração, evidenciando as mais variadas anomalias. Para aferir as suas
actuais condições segurança estrutural é necessário recorrer a metodologias de avaliação do seu
desempenho, incluindo a realização de inspecções regulares.
A realização de inspecções, permite avaliar a natureza e extensão das patologias, de forma a
serem implementadas acções de manutenção, conservação ou reabilitação e reforço,
dependendo do estado em que se encontra a estrutura. Estas acções são imprescindíveis para se
manter as Obras de Arte em condições de segurança, serviço e aparência aceitável durante a sua
vida útil.
Neste contexto, pretende-se com esta dissertação abordar as estratégias de inspecção e de
detecção de anomalias, conservação, protecção, reparação e reabilitação de Obras de Arte.
É também objectivo do presente trabalho descrever os danos mais frequentes nas pontes
rodoviárias e a sua correlação com factores como a idade, tipologia, material, localização, etc.
Serão igualmente apresentadas soluções e técnicas de reabilitação de obras de arte em alvenaria
de pedra e em betão armado, com referência a alguns casos práticos. The progress has allowed the development of road networks around the world and consequently this is reflected in an increase in the rate of construction of bridges. The increasing demand for new bridges, combined with their strict cost control and tight deadlines, sometimes leads to negligence with respect to quality control and the long term durability of structures. Many of our current bridges have now been standing more than 30 years, and over the time have been subject to several forms of deterioration, showing many kinds of damages and much weathering. In order to assess their structural safe conditions it is necessary to make use of structural methodologies to evaluate their performance by conducting regular inspections. Periodic inspections permit a correct evaluation of the nature and the extent of the anomalies, in order to implement maintenance or rehabilitation and strengthening works, depending on the real state of the structure. These actions are essential to maintain the safety of the bridges, as well as an acceptable of service and acceptable appearance during their lifetime. The intention of this thesis is to describe suitable strategies for the inspections and detection of defects, as well as the conservation, protection, repair and rehabilitation of bridges. It is also the purpose of this work to describe the most common damages in road bridges and any correlation that exists with the age, type, materials used, location, etc.. Further, bridge rehabilitation and repair techniques of stone masonry and reinforced concrete will also be discussed, with reference to some to real-world cases. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Civil (área de especialização em Projecto de Estruturas e Geotecnia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10531 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CEC-EST - Dissertações de Mestrado |
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