Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10119

TítuloJogo com orientação : uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar
Autor(es)Palma, Míriam
Pereira, Beatriz Oliveira
Valentini, Nádia
Palavras-chaveCriança pré-escolar
Programas de movimento
Jogo
Data2009
RevistaRevista da Educação Física/uem
Citação"Revista da Educação Física/UEM". ISSN 0103-3948. 20:4 (2009) 529-541.
Resumo(s)Este estudo investigou a influência de distintos programas de movimento sobre o desenvolvimento motor e o engajamento de pré-escolares. Participaram 71 crianças, com idade entre 5 e 6 anos, da Associação da Creche de Braga (Portugal). Os grupos experimentais beneficiaram-se de programas distintos (Jogo com orientação e Jogo livre em contexto enriquecido). O TGMD–2 foi aplicado para a análise do desenvolvimento motor das crianças. Para se averiguar o seu engajamento nos programas, utilizou-se uma análise qualitativa e quantitativa das habilidades avaliadas no TGMD-2, realizadas pelas crianças nas sessões. Os resultados revelaram que (a) a participação das crianças no programa Jogo com orientação promoveu ganhos em seu desempenho motor, enquanto que mudanças não foram observadas nas do grupo Jogo livre em contexto enriquecido, nem nas do grupo Controle e (b) durante as intervenções, as crianças do grupo Jogo com orientação apresentaram engajamento superior às do grupo Jogo livre em contexto enriquecido.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10119
ISSN0103-3948
1983-3083 (on-line)
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DEAEF - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jogo com orientação MiriamPalma7014-32501-1-PB[1].pdfDocumento principal106,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID